Professores e alunos criticam administração de diretor da Fatec Barueri
10/12/2013 22:09 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Yara Lopes












A reunião da Comissão de Educação e Cultura desta terça-feira, 10/12, presidida por João Paulo Rillo (PT), recebeu o diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri, Evandro Cleber da Silva, para esclarecer denúncias de perseguição ideológica, política e moral aos professores e alunos da instituição. Professores e alunos discutiram fatos ocorridos na faculdade com o diretor, que rebateu as críticas e lamentou o que ele considerou um ato para "denegrir sua imagem".
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) foi o autor do requerimento que convocou o diretor. Giannazi afirmou que recebeu muitas reclamações e denúncias envolvendo assédio moral e perseguição a professores. Pediu para que Evandro assumisse um compromisso de não perseguição de professores que iriam se expor na inscrição de fala da reunião. O deputado questionou a eleição da direção, que ainda não foi realizada e que está, de acordo com a constatação do parlamentar, atrasada. Evandro explicou que a eleição ainda não foi realizada porque esta deve acontecer em conformidade com as normas da autarquia. Explicou também que diversas Fatecs estão na mesma situação, aguardando a aprovação da proposta para que a eleição seja realizada.
Sobre a proibição de professores de usarem o auditório da faculdade, o diretor argumentou que os recursos existentes na sala de aula são os mesmos do auditório. Silva recomendou que Giannazi visite a Fatec Barueri para que verifique se o que ocorre na unidade é "perseguição política ou questão de administração".
"Opressão orquestrada"
Giannazi também falou sobre possíveis atos de intimidação a professores, sobre nomeações de educadores "prediletos" e sobre a atribuição de funções que não são dos professores, como responsabilidade por preservação do patrimônio e por chaves das portas. Evandro explicou que a responsabilidade sobre as chaves deve-se à falta de funcionários cedidos pela Prefeitura de Barueri para a função. "É a nossa realidade. Não é uma imposição para responsabilizar os professores e nem que eles terão que pagar pelo que for roubado", justificou . Disse também que a regra do Centro Paula Souza é que o pedido de cópia de ata seja justificado. Evandro fez uma crítica sobre distorções e versões de histórias contadas ao deputado e afirmou que algumas não podem ser provadas porque não são verdadeiras.
A professora Silvia Helena de Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), disse que ao visitar a Fatec viu a reclamação dos professores e foi mal recebida pela direção. Informou que o professor Rony Aliberti Hergert foi obrigado a repor aula justificada com atestado. "Esse tipo de opressão aos professores é constante e orquestrado." Laerte Fedrigo, professor da Fatec Barueri, reforçou as denúncias e insistiu que a sindicalista foi destratada pela direção. Refutou também a firmação de que existem vídeos em todas as salas de aula para reprodução de filmes.
"Por que o senhor atirou em mim?"
O professor Rony Aliberti Hergert, ex-professor da Fatec de Barueri, falou que teve seu contrato interrompido por ter dito que iria denunciar o que estava ocorrendo na faculdade. Apresentou um vídeo em que filmou a faculdade vazia, desde o estacionamento, corredores até a sala de aula, em dia que ele foi convocado a repor aula. Ao fim de sua fala, lembrou do garoto morto por um policial militar e indagou ao diretor, seguido de aplausos: "Professor Evandro, por que o senhor me demitiu? Por que o senhor atirou em mim?"
Colegas, alunos e a própria professora Cléo Tibiriçá contaram que a professora está sendo perseguida e ameaçada por denúncia de doutrinação ideológica de seus alunos, em denúncia iniciada no blog Escola Sem Partido. Cléo foi aplaudida e levou Rony às lágrimas. Concordou com Evandro sobre o fato de o problema ocorrer em diversas Fatecs, mas defendeu que professores como os que falaram na reunião e outros fazem a "melhor educação que se faz nesse país, apesar de administrações incompetentes e burocráticas como a sua", disse, referindo-se a Evandro. Ressaltou seus erros e afirmou que nunca o expôs publicamente, mas que, ao contrário dela, ele a humilhou publicamente.
Alunos insatisfeitos
Fazendo uso da palavra, diversos estudantes criticaram a postura adotada pelo diretor da Fatec Barueri. Segundo eles, há perseguição política e ideológica dentro da faculdade, e a condição imposta pelo diretor para se reunir com os alunos foi que os professores não estivessem presentes, o que para os estudantes pode ser considerado uma tentativa de reprimir professores que não concordam com o posicionamento do diretor.
A deputada Leci Brandão (PCdoB) censurou qualquer possibilidade de perseguição política e ideológica em uma instituição de ensino público. Giannazi solicitou que as notas taquigráficas da reunião e a gravação em vídeo da mesma fossem encaminhadas ao Ministério Público e ao governador Geraldo Alckmin. Rillo acrescentou que também deve ser enviado ao Ministério Público do Trabalho e falou sobre a possibilidade de ser constituída uma subcomissão para continuar investigando o caso. "Temo que as Fatecs virem campos de concentração como o que vi aqui. Estou assustado", finalizou Rillo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações