Secretária da Agricultura comparece à comissão para debater citricultura
11/12/2013 21:46 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro








Nesta quarta-feira, 11/12, a Comissão de Atividades Econômicas recebeu a secretária da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, em reunião presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), para discutir os problemas enfrentados pelos pequenos produtores de laranja na venda dos frutos. A reunião, uma continuidade da audiência pública realizada em 22/10, contou também com a presença de Alfredo Luiz Brienza, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, representante da Secretaria da Fazenda.
Em 28/8, durante reunião da mesma comissão, o presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Frauzo Sanches, denunciou irregularidades na cadeia produtiva da laranja. Segundo ele, a indústria de suco tem comprado menos laranjas e aumentado o preço dos sucos para garantir lucratividade, prejudicando, especialmente, os pequenos produtores, que têm sua produção encalhada.
Alfredo Luiz Brienza citou uma das alternativas utilizadas pela Conab para incentivar a comercialização de laranja, os leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Pequeno Produtor (Prepo). O superintendente informou que os últimos leilões tiveram falhas, mas "a Conab tem trabalhado para que os próximos cumpram seus objetivos e ajudem os pequenos produtores". Segundo ele, a entidade analisa a possibilidade de realizar novo leilão ainda no mês de dezembro. Alfredo Luiz garantiu, ainda, que até fevereiro será divulgado o preço mínimo da laranja a ser estabelecido para 2014.
Centro de Citricultura
Mônika apresentou dados referentes aos trabalhos do Centro de Citricultura Instituto Sylvio Moreira. "Muitos citricultores têm desistido de produzir laranja e o instituto oferece serviços para incentivá-los a continuar a produção, desligando-os da grande indústria de suco. Ampliamos linha de crédito com juros de 2,25% ao ano. Caso ele prefira produzir outra fruta, oferecemos ainda os mecanismos que ele necessitar para sustentar o pomar."
A secretária discorreu, ainda, sobre a necessidade de os pequenos produtores observarem o crescimento da classe média brasileira e focarem no mercado interno. "Nossa população consome pouca laranja, conhece poucas variedades da fruta. A citricultura precisa de uma reestruturação para aproveitar as possibilidades que o mercado oferece".
O deputado Dilador Borges (PSDB) afirmou que "o governo estadual carrega uma grande responsabilidade quanto a esse tema, mas o governo federal também carrega. É ele quem permitiu e financiou o crescimento das indústrias e dos grandes produtores enquanto os pequenos foram esquecidos".
José Zico Prado sugeriu a criação de uma comissão permanente para acompanhar os problemas da citricultura. Mônika Bergamaschi, no entanto, informou que a Secretaria de Agricultura possui a Câmara Setorial de Citricultura, que está inoperante, e se dispôs e a reiniciar os trabalhos dessa Câmara, com a participação de membros de cooperativas de citricultores, representantes do governo, e parlamentares da Comissão de Atividades Econômicas. A sugestão foi aceita pelos parlamentares e a reativação da Câmara deverá ocorrer no início de 2014.
A Comissão aprovou ainda 12 projetos de lei, duas moções e um requerimento. Estiveram também presentes na reunião os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Ana do Carmo e Francisco Campos Tito (ambos do PT), Reinaldo Alguz (PV), Sebastião Santos (PRB), José Bittencourt e Osvaldo Vergínio (PSD).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações