Secretário do Meio Ambiente presta contas de sua gestão a comissão
12/12/2013 20:06 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia



















O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, esteve nesta quinta-feira, 12/12, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para prestar contas de sua gestão. Estavam presentes, além de diversos parlamentares, representantes de agências estaduais, coordenadorias e institutos ligados à secretaria, além de organizações da sociedade civil ligadas ao meio ambiente.
Bruno Covas falou sobre as ações, programas e metas levadas a cabo pela pasta, dando destaque ao licenciamento ambiental, às áreas de mananciais, à adoção de novo patamar para verificação da qualidade do ar e às ações para incentivo às boas práticas ambientais dos municípios, que incluem a gestão de resíduos sólidos.
O secretário disse que dois projetos de lei em tramitação na Assembleia têm grande importância para sua pasta. São eles o PL 396/2012, que institui no Estado de São Paulo o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), e o PL 249/2013, que concede a exploração privada três unidades de proteção integral: os parques estaduais de Campos do Jordão, da Cantareira e do Jaraguá.
Concessão de parques
O PL 249/2013 foi alvo de debate na reunião, embora o secretário tenha garantido que a matéria não trata de privatização. Covas disse ainda que a concessão é pelo prazo de 30 anos, e o manejo da área deverá obedecer a plano estabelecido pela secretaria, além de ter destacado o potencial de geração de emprego e renda para as populações locais.
As críticas ao PL foram levantadas pelo deputado Alcides Amazonas (PCdoB), contrário ao que considera privatização do patrimônio público e agressão ao meio ambiente de áreas de preservação. Sobre o tema, falaram também os representantes da Rede de ONGs da Mata Atlântica, Beloyanis Bueno e Nilton Tatto, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), Hilton Marioni, que disse duvidar que o Estado, que não consegue manter os parques, tenha meios para fiscalizá-los após a privatização.
Itamar Borges (PMDB) e Milton Leite Filho (DEM) falaram que está havendo amplo debate sobre o PL 249/2013, que consideram ser benéfico às cidades que abrigam parques. O presidente da comissão, Beto Tricoli (PV), disse que a propositura recebeu emendas em todas as comissões temáticas por que passou, e que, se elas fores coincidentes, serão enfeixadas em uma emenda aglutinativa. Disse também que serão realizadas audiências públicas nas regiões afetadas.
Aeroporto questionado
Outro tema que levou a questionamentos ao secretário Bruno Covas foram os planos de construção de um aeroporto executivo na cidade de São Roque. Carlos Giannazi (PSOL) disse que a localização do empreendimento é entre duas áreas de preservação ambiental permanente, da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (RBCV) da região metropolitana de São Paulo. Além disso, o local escolhido fica junto a bairros com milhares de moradores. O deputado mostrou fotos aéreas da região, que mostram que o terreno já foi terraplenado, embora sem licença, classificando o caso como crime ambiental.
Também falam sobre o problema Marcelo Caricol, da Associação de Proprietários e Amigos da Porta do Sol, bairro próximo ao futuro aeroporto, e o advogado dos moradores, Marcio Cammarosano. Eles se referiram aos danos ambientais e sociais, bem como aos problemas jurídicos que envolvem o empreendimento. A previsão é de que o aeroporto vá comportar 200 mil pousos e decolagens anuais, sem contar o impacto do armazenamento das cargas e do transporte rodoviário até o aeroporto.
Bruno Covas disse que a Cetesb atuou a empresa JHSF Incorporações e embargou a obra. Disse que, pelas leis ambientais, se forem cumpridas as exigências da secretaria, a obra, que já tem licença provisória, será permitida.
Outras questões
Respondendo a pergunta do deputado Milton Leite Filho, o secretário afirmou a questão do esgoto despejado na Billings está sendo fiscalizada, e que o tratamento adequado aos resíduos está entre as metas a serem atingidas. As regulamentações para a aquicultura, também respondidas, foram tema das perguntas elaboradas por Sebastião Santos (PRB).
Sobre a destinação para o amianto, Bruno Covas disse que a secretaria está investindo no conceito de logística reversa. Ou seja, as empresas devem recolher as sobras de seus produtos e dar a elas fim ambientalmente adequado. Bruno Covas também respondeu questões de Dora Lema, do Conselho Participativo da Cidade de São Paulo, e de Carlos Eduardo, da Frente de Favelas.
A deputada Célia Leão (PSDB) informou que apresentará na próxima semana seu relatório para o PL 272/2013, que trata da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery. Haverá audiências públicas sobre a proposta, uma delas em Franco da Rocha, pedida pelo deputado Marcos Martins (PT).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações