Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos tem sua 17ª edição
16/12/2013 21:43 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino



Sessão solene, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), foi realizada na sexta-feira, 13/12, com a finalidade de promover a entrega do 17º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos a representantes da sociedade civil ligados a veículos de comunicação alternativos que combateram a ditadura militar. Foi lembrada também a edição do Ato Institucional nº 5, que completa 45 anos.
Na solenidade, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, enalteceu a importância dos que combateram a ditadura militar e repudiou o AI-5, recordando que a medida revogou as liberdades individuais e mergulhou o país em um longo período sombrio. A ministra elogiou a criação da Comissão da Verdade e defendeu o respeito aos Direitos Humanos.
Paulo Maldos, secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, elogiou a militância contra a ditadura militar no Brasil. O papel das organizações clandestinas de imprensa durante o período da ditadura foi destacado por Armando Sartori, que representou o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, do jornal Movimento, que teve importante papel durante aquele período.
Dom Angélico Sândalo Bernardino discorreu a respeito de sua trajetória como padre e jornalista durante a ditadura militar e defendeu a instituição de uma imprensa livre e independente, que não esteja submetida aos interesses do capital. Com pesar, lembrou a censura prévia aos meios de comunicação na época.
O irmão da madre Maurina Borges da Silveira, frei Manuel Borges da Silveira, lembrou a tortura sofrida por sua irmã na época. Recordou a atuação de significativa no combate à repressão dos jornais Grita Povo e Versus.
O fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu a visão após ser alvejado por uma bala de borracha disparada pela Tropa de Choque da Polícia Militar ao fazer a cobertura de uma manifestação no centro de São Paulo, manifestou-se contra o uso de "armas menos letais"" pela PM e entregou ao deputado Adriano Diogo uma camiseta com os dizeres: "Chega de bala de borracha!" Dom Paulo Evaristo Arns foi homenageado por Edivaldo Chiveta por sua vida e luta contra a ditadura militar.
Durante a sessão, foi relembrada a denúncia de adoções ilegais de crianças ocorridas em Itaquaquecetuba. Emanuel Giuseppe Gallo Ingrao, ex-conselheiro tutelar daquela cidade, cobrou averiguação urgente do caso pelas autoridades competentes.
AI-5
Há 45 anos, em 13/12/1968, uma sexta-feira, às 23h, o Ato Institucional nº 5 (AI-5) era anunciado em rede nacional de televisão e rádio pelo ministro da Justiça Gama e Silva e pelo locutor Alberto Curi no salão principal do Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
No mesmo dia, em reunião com ministros e o presidente Artur da Costa e Silva, o vice-presidente Pedro Aleixo, nascido em Mariana, foi o único a defender a via constitucional, dizendo que o governo federal deveria declarar estado de sítio, mas foi voto vencido: os outros 22 presentes votaram a favor do AI-5, que permaneceria na lembrança de várias gerações de brasileiros. O chamado AI-5 marcou o recrudescimento do regime. Vigorou por dez anos e foi revogado em 13/10/1978, no governo de Ernesto Geisel.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações