Balanço 2013: Reestruturação da segurança pública foi pauta constante em 2013


Medidas incluíram reajuste salarial de diversas categorias
A segurança pública foi pauta de diversos projetos analisados pela Assembleia Legislativa em 2013. Nesta quinta-feira, 2/1 - durante a cerimônia de sanção da Lei dos Desmanches no Palácio dos Bandeirantes -, o presidente do Legislativo paulista, deputado Samuel Moreira, lembrou de alguns dos projetos que beneficiaram as carreiras policiais militares, civis e científicos, além de carreiras da administração penitenciária.
Em 11/12/2013, por exemplo, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 52/2013, que reestruturou o quadro da Polícia Militar e promoveu 21.617 praças; 5.050 graduados; e 675 oficiais. A lei originada do projeto também criou 32 cargos de capitão entre médicos, dentistas e veterinários, e mais cinco cargos de 1° tenente veterinário.
Jornada extra
Em dezembro também foi aprovado o PLC 53/2013, que instituiu a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar aos integrantes da PM. A proposta visa a criação de remuneração aos policiais militares que atuarem, voluntariamente e fora de seu horário normal de trabalho, nas atividades operacionais de polícia ostensiva, em complemento ao serviço ordinário; na escola de presos; na segurança escolar dos estabelecimentos de ensino do Estado e nas operações policiais.
Um dos principais objetivos do projeto é a ampliação do número de policiais militares em serviço, executando ações extraordinárias e necessárias à ordem pública.
Reajuste salarial
O Executivo elaborou a o PLC 33/2013, que reclassifica os vencimentos dos integrantes da carreira de delegado de polícia, das demais carreiras policiais civis e científica, da Polícia Militar, da Secretaria da Segurança Pública, assim como da carreira e classe que especifica da Secretaria da Administração Penitenciária.
O reajuste geral, não retroativo, é de 7% e o aumento beneficia também aposentados e pensionistas, e passa a valer somente quando da publicação da lei pelo Diário Oficial do Estado.
Davi Zaia, secretário de Gestão Pública, constatou que o reajuste de 7% beneficiará 172 mil policiais militares, 53 mil policiais civis e 33 mil agentes penitenciários.
Outras categorias
Os integrantes da carreira de delegado de polícia, por meio da Lei Complementar 1.222/2013, passaram a receber o Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ). O bônus foi criado um ano após a aprovação da Emenda Constitucional 35/2012, que reconheceu o cargo de Delegado de Polícia Civil como integrante das carreiras jurídicas do Estado e à defesa da ordem jurídica.
Também de autoria do Executivo, o PLC 44/2013, reajustou os vencimentos de escrivães e investigadores da polícia. O reajuste real foi de 21% em duas etapas. A primeira no primeiro dia do mês subsequente à data de publicação da lei e a segunda um ano após. O aumento veio em consonância com a Lei Complementar 1.067/2008, que passou a exigir diploma de graduação em nível superior para os cargos de escrivão e investigador de polícia.
Novos cargos
O Projeto de Lei Complementar 20/2013, do governador Geraldo Alckmin, criou 1.620 cargos de agente de segurança penitenciária, 2.194 cargos de agente de escolta e vigilância penitenciária, 215 cargos de oficial administrativo, 45 cargos de oficial operacional, 64 cargos de analista administrativo, 295 cargos de agente técnico de assistência à saúde e 239 cargos de cirurgião dentista. Em comissão, o PLC ainda cria 126 cargos de diretor, 9 cargos de supervisor, 3 cargos de assessor técnico e 5 cargos de assistente técnico. O projeto foi elaborado para atender a demanda proposta pelo secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, que enfatizou a necessidade desses profissionais, não só para suprir a carência existente nos estabelecimentos penitenciários em funcionamento, bem como para ocupar cargos nas futuras unidades prisionais que vão ser construídas, em número de nove, em consonância com o Plano de Expansão e Modernização do Sistema Penitenciário.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações