Balanço 2013: comissões dão parecer a 1,7 mil proposituras
06/01/2014 18:50 | Da Redação


Etapa essencial do processo legislativo, antecedendo a votação em Plenário, o trabalho realizado pelas 15 comissões permanentes do Parlamento ao longo de 2013 se consolidou em 162 reuniões ordinárias e 63 extraordinárias, além de 17 reuniões especiais e 103 conjuntas. A partir de 1º de fevereiro passado, início do ano legislativo, passaram pelas mãos dos deputados que compõem as comissões 2.332 proposituras, a maioria delas projetos de lei (1.892). Também deram entrada 18 projetos de resolução, 110 projetos de lei complementar, 11 propostas de emenda à Constituição, 169 processos, 17 projetos de decreto legislativo e 115 moções. Essas iniciativas se somaram a 2.310 proposituras remanescentes de anos anteriores. O número de pareceres emitidos pelas comissões em 2013 foi a 1.774.
A Comissão de Assuntos Desportivos recebeu seis proposituras e emitiu oito pareceres. As demais comissões apresentaram, respectivamente, os seguintes números de proposituras e pareceres: Comissão de Atividades Econômicas, 71 e 52; Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, 13 e 12; Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, 70 e 46; Comissão de Constituição, Justiça e Redação, 1.226 e 720; Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, 3 e 1; Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, 88 e 112; Comissão de Educação e Cultura, 125 e 82; Comissão de Fiscalização e Controle, 77 e 70; Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, 335 e 332; Comissão de Infraestrutura, 17 e 17; Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 20 e 29; Comissão de Saúde, 94 e 93; Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, 42 e 60; e Comissão de Transportes e Comunicações, 145 e 140.
Além do trabalho legislativo, de análise e votação das proposituras, as comissões realizaram seminários, audiências e reuniões especiais, abrindo espaço para manifestação da sociedade no debate de temas que possam dar subsídios às atividades desses órgãos. A Comissão de Assuntos Desportivos, por exemplo, presidida pelo deputado Leandro KLB (PSD), reuniu-se em 16/10 para ouvir José Teixeira, convidado para falar sobre as perspectivas do Brasil na Copa de 2014. Presidida pelo deputado Edson Ferrarini (PTB), a Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho realizou 19 reuniões, entre elas a que discutiu, com a presença da presidente da União de Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo, Célia Maria da Silva, questões relativas à pensão recebida por viúvas de PMs.
Foram 11 as reuniões promovidas pela Comissão de Atividades Econômicas, sob a presidência de Itamar Borges (PMDB). Para tratar de questões relacionadas à citricultura paulista, o órgão realizou, em 11 de dezembro, a audiência pública Crise e Concentração na Citricultura Paulista, com a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi. Já a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, presidida por Roberto Morais (PPS), discutiu, entre outros temas, a proposta do Poder Executivo para fundir, numa única entidade, o Cepam/Fundação Prefeito Faria Lima, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em encontro realizado em outubro, com a participação de economistas, pesquisadores e representantes de servidores das três instituições.
Comissões permanentes realizaram seminários, audiências e reuniões especiais
Deputados ouviram secretários de Estado, reitores das universidades públicas e técnicos em diversas áreas
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida por Maria Lúcia Amary (PSDB), analisou todas as proposituras em tramitação, para decidir quanto a sua constitucionalidade. Além disso, realizou, em junho e em setembro, audiências públicas que discutiram, respectivamente, projetos de alteração no Poder Judiciário e na Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. Ao todo, foram 37 reuniões realizadas pela CCJR.
Presidida pelo deputado Gilson de Souza (DEM), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação ouviu, ao longo do ano, depoimentos do presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Carlos Vogt; dos reitores José Tadeu Jorge e Júlio César Durigan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia; e de Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente presidente e diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Eles falaram à comissão sobre programas e atividades dos órgãos e instituições que dirigem.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais realizou 22 reuniões, sob a presidência do deputado Adriano Diogo (PT). Entre os diversos temas que debateu, um dos destaques foi a apuração de denúncias de doações ilegais de crianças no município de Itaquaquecetuba, tratadas em pelo menos três ocasiões, em junho e outubro.
Reunida 29 vezes durante o ano, a Comissão de Educação e Cultura, presidida por João Paulo Rillo (PT), discutiu temas como o acesso à universidade, a formação e as condições de trabalho de profissionais da saúde e a educação para as relações étnico-raciais. Destaque nas atividades da comissão foi a realização de audiência pública no Teatro Oficina, em São Paulo, para buscar soluções para a defesa daquele importante local de expressão da cultura brasileira. Já a Comissão de Fiscaliza e Controle, presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), contabilizou entre suas atividades, a reunião conjunta com a Comissão de Infraestrutura, em 12 de março, para ouvir o vice-governador Guilherme Afif Domingos e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, a respeito dos resultados de parcerias público-privadas (PPPs) auferidos em 2012.
Orçamento 2014
Um dos destaques do trabalho da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, presidida por Mauro Bragato (PSDB), foram as 21 audiências regionais, para discutir as demandas e expectativas regionalizadas para o Orçamento estadual de 2014, aprovado no final de dezembro com a inclusão de emendas oriundas desses encontros. Na totalização de suas atividades, a CFOP realizou 97 reuniões.
Presidida por Alencar Santana Braga (PT), a Comissão de Infraestrutura reuniu-se 26 vezes. Entre os assuntos que discutiu estavam as obras do Rodoanel Leste e acidentes ocorridos no metrô e em trens da CPTM, bem como contratos e licitações de que participaram essas duas empresas. Em dezembro, representantes das operadoras de telefonia celular TIM, Claro, Vivo e Oi foram convidados pela comissão para analisar as causas do grande volume de reclamações dos consumidores e apresentar propostas para a solução desses problemas.
Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o secretário Bruno Covas participou de audiência pública para discutir o Projeto de Lei 249/2013, que autoriza a Fazenda do Estado a conceder o uso de áreas públicas inseridas em determinadas Unidades de Conservação da Natureza. Presidida pelo deputado Beto Trícoli (PV), a comissão realizou 11 reuniões durante 2013.
Sob a presidência de Telma de Souza (PT), a Comissão de Saúde reuniu-se 32 vezes no ano passado. Estiveram na pauta da comissão temas federais, como a análise de programas e metas do Ministério da Saúde (em reunião realizada em abril, com a presença do ministro Alexandre Padilha) e aplicação do Programa Mais Médicos em São Paulo. Também foram debatidos o atendimento no Hospital Centrinho, em Bauru, e a crise enfrentada pelo Hospital Regional Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba.
A violência contra a mulher foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, em 23 de outubro, com presença de Rosângela Rigo, representante da Secretaria de Políticas para Mulheres, órgão do governo federal. Questões ligadas à Delegacia Geral de Polícia Civil também foram discutidas na comissão, que é presidida pelo deputado Adilson Rossi (PSB) e reuniu-se 19 vezes em 2013.
Presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), a Comissão de Transportes e Comunicações realizou 40 reuniões no ano passado. Entre os eventos que promoveu, destacam-se a audiência pública que debateu o roubo de cargas, com a presença do diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Wagner Giudice, em novembro. Também foram ouvidos representantes de concessionárias de rodovias e membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que falaram, entre outros temas, sobre tarifas e sistemas de cobrança de pedágios.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações