31 municípios firmam convênios para terem cursos técnicos profissionalizantes
08/01/2014 19:40 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Mauricio de Souza




















O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, participou, ao lado do governador Geraldo Alckmin, da solenidade de assinatura de convênios com 31 municípios para expansão do ensino técnico, nesta quarta-feira, 8/1, no Palácio dos Bandeirantes. A partir daí, 306 cidades paulistas terão novos cursos ministrados pelo Centro Paula Souza.
Moreira ressaltou a importância dessa expansão. "Esses cursos geram qualidade ao candidato a emprego, e as empresas reconhecem isso, pois 80% dos jovens que freqüentam esses cursos já saem deles empregados", afirmou. Invocando a poesia de Gonzaguinha, que cantava que o homem sem trabalho, não tem honra, o parlamentar parabenizou o governo pela iniciativa e os 23 prefeitos presentes pela parceria firmada. "O trabalho é fundamental para dar sentido à vida. Sem trabalho, não dá para ser feliz", concluiu o presidente.
Alckmin observou a importância de que os novos cursos são implantados de acordo com a necessidade de cada região. Por exemplo, numa região agrícola, o governo disponibiliza cursos de agronegócio. Em outras, curso de informática, administração, marketing, segurança no trabalho, logística etc. "Itirapina, por exemplo, que recebeu fábrica da Honda, vão ser oferecidos cursos de mecânica", exemplificou.
O governador citou vantagens na instalação das classes descentralizadas, como o fato de não ter que levar a estrutura da administração escolar para o local onde se terá o curso, pois se utiliza a estrutura da Etec (escola técnica estadual) de uma cidade vizinha. Os jovens da cidade que têm as classes descentralizadas também não precisam viajar, pois é o professor que vai até eles. "Tendo demanda, pode-se instalar posteriormente uma escola técnica naquela cidade, conforme já acertamos com o secretário (Desenvolvimento Econômico) Rodrigo Garcia", concluiu.
Milhares de alunos beneficiados
A superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, destacou a participação dos parlamentares nesse processo de expansão, pois estes reivindicam a instalação de unidades nas cidades que representam. Ela afirmou que "milhares de alunos serão beneficiados com esses convênios, resultado de um trabalho de muita gente, em especial da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, gerida pelo deputado Rodrigo Garcia, das equipes do Centro Paula Souza e dos professores, que se deslocam muitas vezes por mais de cem quilômetros, acreditando na importância de se levar uma educação de qualidade às populações dessas cidades". Ela informou que o Estado possui atualmente 211 Etecs e 58 fatecs (faculdades de tecnologia), e que com esses convênios assinados, o Centro passará a atuar em 306 municípios, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e de ensino médio. Atualmente, as Etecs atendem a mais de 216 mil estudantes. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.
Presentes ao evento, os deputados Mauro Bragato e Roberto Massafera, ambos do PSDB, louvaram a parceria do governo com os municípios, que devem providenciar o espaço físico para a ministração dos cursos. "Até pouco tempo, as empresas queriam mão de obra barata, hoje isso mudou, elas querem mão de obra qualificada. E é isso que São Paulo tem procurado oferecer ao implantar esses cursos num número cada vez maior de municípios", observou Massafera.
Os 31 municípios que firmaram o convênio na solenidade e que passarão a ter classes descentralizadas já no 1º semestre de 2014 são: Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Gauracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severínia, Silveiras e Tremembé.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações