Autoridades acompanham socorro à população de Itaóca e Apiaí
14/01/2014 20:24 | Da Redação




O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, tem acompanhado as ações do governo do Estado na região do Vale do Ribeira, atingida por fortes chuvas e enxurradas desde o último domingo, 12/1.
A cidade de Itaóca foi a mais atingida. Ao menos dez mortes já foram confirmadas e há informações de pelo menos 12 pessoas desaparecidas, segundo a Defesa Civil estadual. Ainda segundo o órgão, 100 casas do município, que possui cerca de 3 mil habitantes, precisaram ser desocupadas.
O governador Geraldo Alckmin permanece na região desde segunda-feira, 13/1, acompanhando de perto os trabalhos nas cidades de Itaóca e Apiaí. Oriundo daquela região, o presidente da Assembleia, Samuel Moreira, sensibilizado pela situação, percorreu, junto com o governador, as ruas e áreas alagadas pelo transbordamento do rio Palmital, que corta Itaóca.
"Passei a tarde de segunda-feira e toda a manhã desta terça-feira (14/1) em Itaóca, prestando solidariedade à população e tomando providências necessárias para minimizar o sofrimento dos moradores da cidade. Acompanhei de perto o trabalho de busca aos desaparecidos e o resgate de pessoas ilhadas. Também discutimos as ações necessárias para a recuperação da cidade", declarou Moreira.
Foi montada uma força-tarefa pelo governo estadual na região. Já teve início a obra de desobstrução do rio Palmital, que transbordou e atingiu a cidade de Itaóca.
O governo estadual disponibilizou cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro cães farejadores e ao menos 40 homens para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaparecidos. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) destinará maquinário para limpeza da região.
Apiaí, outro município atingido pela enchente, teve aproximadamente 50 casas danificadas, mas, segundo a Defesa Civil, a situação já foi controlada. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com o empréstimo de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.
A Defesa Civil destinou aos atingidos cerca de 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dentes e creme dental. Equipes da coordenadoria, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.
A Defesa Civil também montará um posto de controle no Fundo Social de Solidariedade do Município, onde serão estocados e distribuídos colchões, água e alimentos que a Defesa Civil enviará à região. A Sabesp tem fornecido água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
Espírito de solidariedade
Em entrevista à rádio de Apiaí, Samuel Moreira relatou as imagens que presenciou no voo que fez sobre cidade de Itaóca no domingo, juntamente com o governador. "O rio Palmital adquiriu uma força imensa, percorrendo a cidade, passando pelo bairro Palmital e também pelo lado da cidade, arrastando algumas casas e infelizmente levando algumas vidas. Entulho e árvores pararam sob uma ponte e obstruíram a vazão do rio, que acabou desviando seu curso e passando por um bairro, levando com ele também mais algumas casas". Visivelmente emocionado e lamentando a perda das vidas na tragédia, Samuel Moreira disse estar acompanhando de perto o trabalho de reconstrução das cidades atingidas e afirmou estar confiante de que ele será feito o mais rápido possível.
"Todo mundo está querendo ajudar", garantiu o presidente do Parlamento paulista, que constatou em sua visita a presença de "um espírito de solidariedade geral".
Segundo ele, o papel do Legislativo neste momento é acompanhar o processo de recuperação dos municípios e acelerá-lo ao máximo. "Há um esforço conjunto e o trabalho é intenso", disse. Samuel Moreira informou que o governo do Estado deverá liberar recursos para o pagamento de um auxílio-aluguel aos desabrigados, além de uma verba para atender a problemas emergenciais, e também construir moradias. No momento, o objetivo é auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil na busca pelos desaparecidos, afirmou à rádio. O próximo passo, segundo ele, é a recuperação do abastecimento de água das cidades.
Fonte: Portal do Governo do Estado
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações