Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária discute trecho paulista da Ferrovia Norte-Sul
22/01/2014 16:32 | Da Redação - Josué Rocha Fotos: Marco Cardelino



Em abril de 2013, os deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), ouviram o diretor de operações da estatal Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, Bento José de Lima. A empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes, tem concessão para a construção e operação da Ferrovia Norte-Sul.
O traçado da Ferrovia Norte-Sul interliga as regiões norte e nordeste ao sudeste e sul do país. O projeto da ferrovia tem a finalidade de minimizar os custos de transporte de longa distância no Brasil e permitir o escoamento da produção agrícola dessas regiões, através da conexão de mais de cinco mil quilômetros de ferrovias privadas. O trecho paulista da ferrovia pode utilizar estrutura da malha já existente.
Antiga malha
Contudo, prefeitos e vereadores das cidades sob área de influência do traçado e representantes de sindicatos do segmento ferroviário manifestaram suas preocupações com o eventual aproveitamento da antiga malha ferroviária paulista, resultante da privatização da Fepasa e hoje operada pela América Latina Logística (ALL). Os participantes da reunião apontaram para as indefinições e para a demora na implantação das modificações em relação ao projeto inicial.
Bento José de Lima comentou que é possível que o aproveitamento da antiga malha aconteça, mas respeitando a realidade atual, uma vez que a produção agrícola da região foi muito ampliada. Lima ressaltou que os itinerários ainda estão em estudo e admitiu que o relacionamento da Valec com a atual concessionária da rede paulista não tem sido fácil.
O traçado da Ferrovia Norte-Sul entre Belém (Pará) e o município de Panorama (São Paulo) tem extensão de 3.100 quilômetros. Ainda estão sendo apresentados projetos que pretendem expandir a ferrovia até o porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A Valec foi autorizada a realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para que possam ser prolongados mais 1.600 km. O projeto da ferrovia é atravessar o Brasil de norte a sul, interligando, em diversas regiões, à malha ferroviária já existente, como já acontece entre os outros meios de transporte.
O representante da Valec explicou que o projeto inicial da ferrovia previa a construção de 1.574 quilômetros de trilhos, atravessando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Mas, em 2006, foi incorporado o trecho Açailândia-Belém e, em setembro de 2008, o trecho foi estendido até a cidade paulista de Panorama.
Prolongamento em estudo
Inicialmente o projeto seria interligado à ferrovia dos Carajás, em Açailândia, no Maranhão, e à ferrovia Centro Atlântica, em Anápolis. No entanto, foi modificado para atender a mais cidades, conectando-se, além do porto de Belém, à Ferrobran, em Estrela D´Oeste, em São Paulo, e depois à Panorama.
O prolongamento do projeto até o porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, está em estudo, assim como o seu ramal de 750 km que irá de Panorama a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, trecho que vem sendo denominado de ferrovia do Pantanal. Esse trecho abre possibilidades de desenvolvimento e negócios com a construção de ramais, como os de Brasília e Goiânia, considerados dois dos maiores mercados do Planalto Central brasileiro.
Em reunião da frente parlamentar em 4/12/2013, Mauro Bragato relatou que mobilização para a expansão do modal ferroviário no Estado e no Brasil tem sido contínua, e que esteve em Brasília para conversar sobre a expansão da Ferrovia Norte-Sul, mas lamentou a dificuldade de obter informações mais precisas do governo federal sobre o assunto.
Expansão e revitalização
Participou desta reunião o secretário estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes que, na presença da vários prefeitos e vereadores da região de Campinas e Sorocaba, apresentou, em vídeo e mapas, os projetos de sua pasta para a expansão ferroviária em direção ao interior paulista.
Falou sobre a revitalização de mais de 200 quilômetros de vias férreas; do início de novas obras metroviárias e entrega de estações em 2014 e 2015; e sobre parcerias público-privadas para construção e operação de novos trechos. Ele confirmou o início da operação de trecho do monotrilho que interligará a Vila Sônia até o aeroporto de Congonhas para 2014.
Fernandes apontou também os quatro principais eixos que ligam o interior à capital, sendo que o Anhanguera/Bandeirantes é o mais importante do ponto de vista econômico, pois essa região comporta, segundo a exposição, mais de 15% do PIB (produto interno bruto) do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações