Sancionada lei que restringe uso de mercúrio em SP

Na quinta-feira, 16/1, foi publicada no Diário Oficial a sanção da Lei 15.313/2014, de autoria de Marcos Martins (PT), que proíbe o uso, armazenamento e reparo de instrumentos de medição como esfigmomanômetros e termômetros contendo mercúrio.
O parlamentar conseguiu derrubar o veto do governador de São Paulo ao PL nº 769, apresentado por ele em 2011 e aprovado pela Assembleia Legislativa no ano seguinte. Em setembro de 2013, o mandato do deputado realizou uma audiência pública para debater o veto, reunindo médicos especialistas em saúde do trabalho, trabalhadores contaminados pelo mercúrio, advogados e sindicalistas. Também discutiu sobre os perigos da substância em encontros com gestores públicos na capital e interior paulista.
"Trabalhamos durante todo o ano para derrubar esse veto, pois trata-se de um projeto de lei que preza pela saúde e bem-estar do povo paulista. Essa é uma importante vitória na luta contra o poder econômico, contra a ganância à custa de vidas de trabalhadores. Esse é o nosso desafio como cidadãos", declarou o parlamentar.
De acordo com a nova lei, fica proibido no Estado de São Paulo o uso, armazenamento e o reparo de instrumentos contendo mercúrio, tais como medidores de pressão arterial e termômetros. Além disso, especifica que os equipamentos retirados de uso, deverão ser destinados a aterros públicos ou privados, ou à reciclagem por empresa legalmente constituída, licenciada por órgão competente e inscrita no cadastro do IBAMA.
Os estabelecimentos hospitalares que ainda possuam aparelhos com mercúrio em uso terão o prazo de dois anos, contados a partir da data de publicação da lei, para fazer a substituição. O descumprimento desta lei acarretará ao infrator a aplicação de penalidade de multa no valor de 300 UFESPs (trezentas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), aplicada em dobro nos casos de reincidência, sendo que a persistência da infração poderá acarretar ao estabelecimento o cancelamento do alvará de funcionamento.
Luta mundial
Mais de 140 países membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, assinaram um acordo global pelo controle e redução de produtos, processos e indústrias onde o mercúrio é empregado. O documento pretende limitar o uso da substância e eliminar o seu uso até 2020. A Convenção relembra a contaminação de milhares pessoas por mercúrio na cidade japonesa de Minamata, em 1956.
"A proibição do uso do mercúrio é uma luta mundial. Aqui em São Paulo demos o primeiro passo para que possamos restringir cada vez mais o uso dessa substância no Brasil e no mundo. Ainda temos uma forte indústria que faz uso indiscriminado de mercúrio, principalmente a de lâmpadas, que já é responsável por milhares de trabalhadores contaminados", finalizou Marcos Martins.
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações