Criticada proposta de extinção de secretaria

Em seu primeiro discurso no plenário da Assembleia, em 4/2, Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou, em nome da bancada do PT, a proposta do Executivo de extinguir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano (SDM).
Segundo o líder petista, que sempre defendeu a regionalização dos recursos orçamentários, o governo precisa explicar melhor as razões da extinção da secretaria de forma precoce. "Por que não deu certo?", questionou o deputado, para quem a proposta do governo fica parecendo "incompetência ou descaso com as questões de gestão pública". Ele indagou também sobre a situação dos servidores lotados na secretaria.
Para Marcolino, embora apresente demandas semelhantes, as regiões metropolitanas, assim como os aglomerados urbanos, têm características peculiares e precisa de um órgão que promova a articulação entre estas. Em sua opinião, além de não atender a proposta de transparência na destinação dos recursos, a extinção da secretaria vai na contramão da necessidade de desenvolvimento econômico uniforme do Estado.
Criada em janeiro de 2011, com o objetivo de elaborar políticas específicas para as regiões metropolitanas do Estado e outras unidades regionais, como aglomerações urbanas e microrregiões, o papel da SDM é articular e planejar soluções com as demais secretarias para atender as demandas regionais.
lcmarcolino@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações