Vacinação contra o HPV começa em todo país

"Proteção começa cedo", adverte a deputada Ana Perugini (PT), ao chamar a atenção para a vacinação nacional contra o HPV, de combate ao câncer do colo do útero, que já começou. A campanha, sob a responsabilidade do governo federal, vai beneficiar as meninas de 11 a 13 anos de idade. "Indiscutivelmente, uma grande vitória para a saúde pública", avalia a deputada, que, na Assembleia Legislativa, é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
O vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) é transmitido após contato com lesões da pele ou mucosa infectadas. A pessoa pode ter o vírus HPV e não sentir os sintomas da sua presença no organismo. Em razão disso é importante se prevenir. A forma mais comum de transmissão é pela via sexual. Em 70% dos casos de câncer do colo do útero foram encontrados os HPVs 16 e 18. A vacina quadrivalente (06, 11, 16 e 18) previne também outros tipos de câncer. Será ministrada em três doses: a segunda, seis meses depois, e a terceira, após cinco anos.
Em 2015, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença. Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer estimou o surgimento de 17.540 novos casos.
O tema levou Ana Perugini a apresentar dois projetos de lei na Assembleia Legislativa: em 2007, projeto que autoriza o governo do Estado a promover a vacinação contra o HPV, e em 2012, o que instituiu 11/3 como Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, hoje Lei 15.098, de 2013.
aperugini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações