Transportes e Comunicações dispensou oitiva de representante da Claro
11/03/2014 19:24 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José Antonio Teixeira




Apesar da tentativa do diretor de serviços ao cliente da Claro, Ricardo Luiz Floresta Neves, de mostrar como a Claro pretende melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa, a Comissão de Transportes e Comunicações declinou nesta terça-feira, 11/3, de fazer perguntas sobre a área técnica ao diretor, por entender que ele não tem qualificação para responder aos questionamentos da comissão e, tampouco, autonomia para solucionar os problemas que posicionaram a Claro em 3º lugar entre as empresas com maior número de reclamações em 2013 (atrás apenas da Vivo e do Itaú), segundo dados do Procon divulgados no começo de fevereiro de 2014.
O deputado Orlando Morando (PSDB) justificou sua baixa expectativa nas melhorias da empresa por entender que os equipamentos estão saturados e não tem havido crescimento na estrutura física dos sites (antenas), conforme explicou um diretor, de outra operadora, da área de engenharia quando foi ouvido pela comissão. "Com apenas 5 meses de empresa, como o próprio diretor Ricardo declarou em sua fala, não pode se comprometer com melhorias. O senhor pode ser transferido para outro Estado ou até para outro país e o usuário vai continuar sendo feito de bobo. Essas empresas enganam o consumidor o tempo inteiro. Eu sou um enganado", disse Morando. O deputado perguntou se o sistema existente hoje comporta o número de chips que são habilitados pela Claro. O representante respondeu que não tem essa informação e Morando pediu então para que a reunião fosse encerrada.
O deputado Antonio Mentor (PT) apoiou Morando em sua reclamação e acrescentou que a comissão não quer discutir o atendimento a clientes porque, segundo Mentor, "o atendimento ao cliente age como um pronto-socorro, e isso pode até estar funcionando. O que queremos é discutir esse serviço de péssima qualidade prestado pela empresa. Não só por essa empresa, mas por todas".
O diretor Ricardo Floresta desculpou-se por não atender plenamente a expectativa da comissão e sugeriu que, numa nova convocação, a comissão peça a presença de dois ou três diretores, porque, segundo ele, as perguntas são de grande complexidade e, com certeza, exigirão o conhecimento de vários especialistas.
A comissão também aprovou os pareceres favoráveis aos projetos de lei: 353/2013, de Aldo Demarchi (DEM), que cria o Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões do Estado de São Paulo; 517/2013, de Rafael Silva (PDT), que obriga as concessionárias e permissionárias das rodovias paulistas a instalarem sistema permanente de vigilância videomonitorada em entradas e saídas de postos de combustível existentes nas estradas sob sua administração; e o 614/2013, de Edmir Chedid (DEM), que disciplina a fiscalização de trânsito por sistemas automáticos nas rodovias estaduais.
Estiveram presentes à reunião, além dos já citados, os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Aldo Demarchi (DEM), Rogério Nogueira (DEM), Chico Sardelli (PV) e Roberto Morais (PPS).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações