Seminário discute atividade física no envelhecimento e benefícios da ozonioterapia











Na reunião do 4º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, realizado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e pela Comissão de Assuntos Desportivos, desta quarta-feira, 9/4, foram abordados os temas a atividade física na saúde, na doença e no envelhecimento, em palestra ministrada pelo professor dr. José Maria Santarem, do Hospital das Clínicas " Instituto Biodelta, e os avanços na manutenção da saúde pela ozonioterapia, na palestra da dra. Maria Emília Gadelha Serra, diretora do Instituto Alpha de Saúde.
A importância do exercício resistido, a musculação, foi enfatizada por José Maria Santarém. Ele explicou que a dificuldade que o idoso tem de executar atividades físicas vem do fato de estas ativarem as fibras musculares que estimulam os reflexos do coração e do pulmão. Um músculo fraco sobrecarrega o trabalho do coração e do pulmão, gerando cansaço e dificuldade. "O músculo forte alivia o trabalho do coração e do pulmão, proporcionando mais saúde e disposição para o idoso", afirmou.
As campanhas de saúde pública promovem as atividades físicas leves por serem mais seguras. Contudo, as atividades mais intensas são mais eficazes, explicou o professor, lembrando que para serem seguras é necessária a adequação de sobrecarga. Atualmente, de acordo com Santarém, o exercício resistido " a musculação " é considerado o ideal, pois gera menos problemas do que os exercícios contínuos, como corrida e ciclismo.
Por isso, na opinião do palestrante, se não for possível combinar o exercício contínuo e o resistido, é melhor optar pelo resistido, ideal para prevenção e tratamento de doenças crônicas, promoção de saúde e reabilitação de lesões.
Ozonioterapia
Os benefícios da ozonioterapia foram abordados por Maria Emília Gadelha Serra. Trata-se de método cada vez mais utilizado para o tratamento dos distúrbios decorrentes da vida atual, afetada pela poluição atmosférica, pelos agrotóxicos e pelo estresse.
Uma molécula simples " o ozônio " age em uma mínima parte do corpo que contém as informações de todo o resto do organismo. A concepção de medicina que dá suporte ao tratamento com ozônio, portanto, é a medicina das redes em que o ser humano é visto como um sistema de redes biológicas e requer um modelo terapêutico integral.
Cada célula do corpo possui uma estrutura " a mitocôndria " responsável pela fabricação de energia. Quando este sistema não funciona, várias doenças podem acontecer. É neste ponto que age a ozonioterapia, promovendo melhora do quadro. O denominador comum das cinco principais doenças da atualidade " o câncer, o ataque cardíaco, o AVC, o diabetes e a demência " é a inflamação. O ozônio, de acordo com a palestrante, é um modulador potente da inflamação.
Além destas características, o ozônio é eficaz germicida e bactericida. Possui efeito antioxidante, ativa a resposta imunológica e é defesa natural contra o excesso de radicais livres. Por ser uma biomolécula, ou seja, produzida pelo próprio organismo, o ozônio não pode provocar nenhum tipo de alergia. Segundo Maria Emília, a ozonioterapia é considerada a mais segura das terapias médicas.
A médica, em conjunto com entidades de saúde, luta pela regulamentação da ozonioterapia e sua utilização no sistema de saúde, tal qual acontece em países como a Alemanha, Cuba, Itália, Rússia e localidades dos Estados Unidos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações