Redução de tarifas do transporte público é tema de audiência na Assembleia
23/04/2014 19:09 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro






A Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte Público, coordenada pelo deputado Gerson Bittencourt (PT), realizou nesta quarta-feira, 23/4, reunião, com o objetivo de discutir alternativas para o barateamento das tarifas.
Com a presença de especialistas, representantes de sindicatos, de cooperativas de transporte, de ONGs e vereadores, o deputado Gerson Bittencourt abriu os trabalhos afirmando que o transporte público é caro, precisa melhorar a qualidade do serviço oferecido, tem que buscar a integração entre as diversas cidades de uma região metropolitana, reduzir os impostos que oneram a planilha de custos e buscar alternativas para a redução de custos que não se limitem apenas à redução de impostos.
Bittencourt é autor do Projeto de Lei 318/2013, em tramitação na Assembleia, e quer a extensão da linha 7, Rubi, da CPTM, de Jundiaí a Americana, além da implantação do Bilhete Único Metropolitano.
Debates
Os componentes da mesa, Adauto Farias, diretor de gestão econômico-financeira da SPTrans, Atilio André Pereira, secretário de Transportes de Guarulhos, Juarez Bispo Matheus, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, e Maurício Thesin, consultor de projetos de transporte nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, se manifestaram. Entre os itens que devem ser discutidos pelos especialistas nas diversas prefeituras e esferas governamentais está a redução do custo operacional do sistema, a redução do peso da tarifa para o usuário, o financiamento do sistema, a melhoria da infraestrutura, a informatização e a transparência do custo de operação do sistema tanto pelas empresas como pelo poder público.
Segundo Adauto, hoje em São Paulo o custo do sistema de ônibus é divido em três partes, o usuário arca com 68% do valor, 11% é custeado através do subsídio empresarial - Vale Transporte e 21% de subsídio da prefeitura municipal.
Os debatedores afirmaram que o bilhete único é uma forma de desonerar o usuário e que o governo estadual precisa adotar o bilhete metropolitano para baratear o transporte de quem mora em municípios dormitórios.
Outras medidas que podem gerar economia ao usuário, de custo e de tempo, seriam: implantação de mais corredores exclusivos, redução dos tributos, controle inteligente da frota para evitar engarrafamento nos corredores e total divulgação dos custos operacionais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações