Audiência pública lembra vítimas de acidentes do trabalho
28/04/2014 21:05 | Da Redação Paulo Meireles Fotos: Vera Massaro












A deputada Beth Sahão (PT), em conjunto com o Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo e Região, realizou nesta segunda-feira, 28/4, no auditório Paulo Kobayashi, audiência pública em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A audiência fez parte do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos no dia 28/4/1969.
Ao abrir os trabalhos, a deputada fez um relato de sua experiência com o tema: "Como psicóloga sempre estive atenta às questões que envolviam o trabalhador e meu mestrado foi sobre condições de trabalho. Minha pesquisa, realizada em uma indústria de açúcar e álcool, avaliou todo o processo produtivo e seus impactos na saúde física e mental do trabalhador."
A parlamentar chamou a atenção para os números brasileiros de 2012, quando ocorreram 705 mil acidentes de trabalho, que geraram 14.755 casos de invalidez permanente e 2.731 mortes. Os dados se referem apenas a trabalhadores vinculados à Previdência Social, não incluindo os servidores públicos estatutários, os autônomos e os trabalhadores informais.
Beth Sahão ainda mencionou a questão do assédio moral imposto ao trabalhador, o que tem levado ao estresse, à síndrome do pânico e à somatização de diversas enfermidades. Este assédio se dá na forma de pressão por aumento de produtividade, conquistas de metas, humilhação, comparação pública de resultados, e excessivo controle sobre o comportamento da pessoa, como regular o tempo de banheiro, de conversa com os colegas etc. Uma atuação mais ativa por parte dos órgãos públicos, sindicatos e colocar esta questão e outras, como assédio sexual, na pauta de discussão dos acordos coletivos, além de propostas legislativa são alguns dos caminhos sugeridos pela deputada.
Debates
Para ampliar o debate da audiência pública foram convidados Alex Fonseca, secretário de saúde do Sindicato dos Químicos, que abordou o tema sobre a atuação do sindicato e algumas das lutas realizadas, como campanhas contra o benzeno e o amianto, além do aumento da segurança nas máquinas utilizadas na indústria, campanhas contra o assédio moral e pelo direito de informação do uso da nanotecnologia.
Para abordar a relação entre o assédio moral e os acidentes e doenças do trabalho foi convidada a médica Margarida Barreto do departamento de Psicologia Social da PUC-SP e coordenadora da Rede Nacional de Combate ao Assédio Laboral e outras manifestações de violência no trabalho, que reiterou as afirmações de Beth Sahão e chamou a atenção dos sindicatos para formas sutis de como este assédio pode se dar.
Ao falar sobre o grande número de acidentes de trabalho com trabalhadores terceirizados, a representante do Fórum de Combate à Terceirização e secretária de Relações do Trabalho da CUT, Maria das Graças Costa, alertou que hoje de dez trabalhadores que são afastados por doença, oito são terceirizados; o mesmo ocorre com os acidentados em que, de cinco ocorrências, quatro são com terceiros. A construção civil é um dos locais onde esta incidência é das mais altas.
Maria das Graças alertou os participantes para o Projeto de Lei 4330/2004 que está no Congresso e que precariza amplamente o mercado de trabalho ao permitir a ampliação quase total da contratação de terceiros pelas empresas.
Pressão sobre trabalhadores
Ainda participaram da mesa de trabalho da audiência Jorge Venâncio, da CGTB, e Juneia Batista, secretária nacional de Saúde do Trabalhador da CUT. Como os anteriores, chamaram a atenção para a pressão exercida sobre o trabalhador, a falta de treinamento que expõe aos acidentes e a individualização das relações, onde se perde a noção do coletivo e consequentemente se perde também a força de pressão por melhorias do trabalho e por um ambiente mais saudável e respeitoso.
Ainda sobre assédio moral foram oferecidos dados que atestam o grande número de ocorrências, o Ministério do Trabalho recebeu mais de três mil denúncias no ano passado, sendo que em 30% deles estavam envolvidas instituições bancárias e outra grande parte veio de funcionários de empresas de comunicação.
Ao encerrar a participação dos palestrantes e abrir a discussão para o plenário, Paulo Roberto Martins, do Departamento de Ciências Sociais da Unicamp e coordenador da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, discutiu a falta de informações sobre o uso da nanotecnologia e suas implicações sobre a saúde e o meio ambiente.
Paulo destacou que não há qualquer controle social sobre as verbas e os campos de pesquisa em nanotecnologia. "Hoje vários produtos, como cosméticos, usam nanopartículas e não se tem pesquisas sobre as consequências delas para os seres humanos e o meio ambiente. As verbas governamentais estão voltadas em sua maioria para o desenvolvimento industrial e não há aporte de verbas para o estudo das consequências do uso da nanotecnologia em diversos campos, como a alimentação, por exemplo", afirmou. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações