Ministério Público confirma denúncias contra Uniesp

As graves irregularidades denunciadas contra a Uniesp por Carlos Giannazi (PSOL) na Comissão de Educação e Cultura, na antiga CPI do Ensino Superior, na tribuna e nas audiências públicas realizadas na Alesp, repercutiram e foram confirmadas pelo Ministério Público Federal através da elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 16/4 com o Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o próprio MPF, intermediador do documento.
Neste TAC a Uniesp está obrigada a regularizar cerca de 45 mil contratos irregulares do Fies, unificar suas atividades numa única mantenedora e regularizar a situação dos estudantes que desejam se transferir a outras universidades. Ainda deve dar um desconto de 30% nas mensalidades do 1º semestre deste ano a todos os alunos e está proibida de agrupar novas instituições de ensino superior.
A pedido de Giannazi, no dia 28/4, a procuradora da República, Melissa Blagitz Silva, expôs a atual situação em que se encontra, no MPF, a Uniesp. Lá foram abertos três inquéritos civis (que resultaram no TAC) e um policial, que ainda investiga eventuais crimes contra o sistema financeiro nacional.
No dia 13/5, às 19h, na Alesp, uma nova audiência pública organizada por Giannazi vai debater providências em relação a irregularidades na Uniesp. Foram convidados representantes dos MPs estadual e federal, MEC, Procon, Sindicato dos Professores de São Paulo e UNE.
carlosgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações