Comissão de Finanças se reúne em Registro para debater Orçamento 2015
13/05/2014 21:17 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antonio Teixeira



















Presidente da Assembleia prestigiou debate com cidadãos do Vale do Ribeira
O presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, abriu a audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, presidida por Mauro Bragato (PSDB, nesta terça-feira, 13/5, na Câmara de Registro, para debater o Orçamento estadual 2015, com os cidadãos do Vale do Ribeira.
Samuel Moreira disse que o Orçamento é a peça mais importante que tramita no Legislativo e que a CFOP enriquece a discussão do projeto. O presidente apresentou as demandas de sua região: recursos para o Ambulatório Médico de Pariquera e para ampliação do hospital da cidade; para continuidade das obras do Hospital de Registro; para construção de Etec e Fatec em Registro; conclusão da estrada Sete Barras - São Miguel Arcanjo, importante ligação do Vale do Ribeira com Itapetininga; conclusão do trecho Iguape - Miracatu na estrada até Pariquera; e recuperação da estrada Jacupiranga - Cananeia e outras da região. Moreira disse ainda que é preciso discutir a valorização do funcionalismo.
Osvaldo Vergínio (PSD) declarou que é fundamental trazer recursos para o Vale do Ribeira, que tem restrições econômicas por conta de abrigar áreas de proteção ambiental. A região deve, segundo o deputado, contar com contrapartida financeira do Estado.
O prefeito de Registro Gilson Fantin afirmou que o ponto mais importante para a região é a geração de emprego. Falou também da pavimentação da estrada que liga o bairro Capinzal a BR 116. Já a presidente da Câmara de Registro, Inês Kawamato, tratou da questão salarial dos funcionários da Saúde e pediu que a região seja classificada como C, no que se refere à dificuldade de fixação de profissionais. Pediu também recursos para o Hospital São João, visando criação de 12 leitos, reforma da cozinha e ampliação da maternidade para parto humanizado.
Noel Costa é diretor do Erplan e enfatizou a necessidade de investimento no Fundo de Desenvolvimento do Vale. Destacou ainda o pedido de verbas para pavimentação da estrada que liga Eldorado a Sete Barras, via bairro Conchal Preto. Maior atenção para os acessos a cavernas da região, em especial a Caverna do Diabo também foi indicação de Costa.
O prefeito de Juquiá pleiteou a recuperação da SP 179 e de importante ponte na cidade. Presidente da Associação de Moradores do Agrochá, em Registro, Benedito Castro reivindicou saneamento nos bairros rurais do Vale do Ribeira, recursos para a Companhia de Desenvolvimento Agrícola, aumento da ronda escolar e do efetivo policial civil.
Desenvolvimento econômico foi o enfoque do vereador de Registro, Raul Calazans. Ele também reforçou os pleitos para a área da saúde e seus servidores. Suas palavras quanto à questão do desenvolvimento foram reforçadas por Luis Saes, da Agência Paulista Técnico-Agrícola. O professor Reginaldo Barbosa, da Unesp, relatou todas as dificuldades que a universidade passa por falta de um prédio próprio e de estrutura. A Unesp é o único polo de pós-graduação da região e necessita urgente da construção de seu campus em Registro.
Neusa Setsuko, presidente da Associação de Judô, lembrou que o Vale do Ribeira tem um baixo IDH e que, por essa restrição econômica, muitos atletas de ponta abandonam a carreira para trabalhar no sustento da família. Para reverter a situação, solicitou um centro de excelência esportivo na região.
Ao final da reunião, o presidente da comissão, Mauro Bragato, chamou atenção mais uma vez para a importância da participação popular no debate e anunciou o resultado da votação das prioridades de Registro e do Vale do Ribeira. Agricultura, educação e saúde são os pontos do Orçamento mais relevantes para a região.
A próxima audiência pública da CFOP será realizada às 10h, no dia 15/5, na Câmara de Franca.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações