Demandas do Sudoeste Paulista são apresentadas na audiência em Itapeva
02/06/2014 19:30 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira






















Reestruturação viária é prioridade na recém regulamentada 16ª região administrativa
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento realizou, sob a presidência de Hamilton Pereira (PT), audiência pública nesta segunda-feira, 2/6, na Câmara de Itapeva, para colher as demandas do Sudoeste paulista ao Orçamento estadual 2015.
Participaram da mesa os deputados Osvaldo Vergínio (PSD), Edson Giriboni e Dr. Ulysses (ambos do PV), o prefeito de Itapeva, Roberto Pomeron, os vereadores de Itapeva Rodrigo Tassinari e Áurea Rosa, e a presidente do PT local, Solange Penha, que também integra o Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
O prefeito reforçou pedido feito no ano passado de duplicação da rodovia de ligação ao Paraná, no trecho a partir de Capão Bonito. Sugeriu ainda que o governo do Estado dê prioridade em licitações públicas a produtos do Sudoeste paulista, bem como atenção especial para a construção de usina de reciclagem de resíduos sólidos em aterro sanitário regional a ser instalado em terreno cedido pelo município. Pomeron espera também que o governo do Estado assuma a manutenção de vicinais e de pontes nos municípios. O vereador Tassinari referendou as palavras do prefeito, indicando melhorias na logística de transporte na região.
Dr. Ulysses lembrou que é de suma importância a Assembleia se fazer representar em regiões distantes da sede administrativa, de forma a ouvir demandas que muitas vezes não chegam ao Legislativo paulista.
Giriboni definiu como operação de guerra o processo de adequar reivindicações ao Orçamento, para que estas não se tornem apenas retórica. "Cabe a nós lutarmos pelo atendimento das solicitações e ao Estado fomentar o desenvolvimento do Sudoeste Paulista."
Ensino e Iamspe
A representante da Apeoesp sugeriu que o Estado contrate mais professores para o ensino fundamental, aprimore o atendimento do Iamspe e ainda reclamou que as perícias médicas são agendadas em municípios distantes, como, por exemplo, Santos, na outra extremidade do Estado.
José Prado Leite, conselheiro consultivo do Iamspe, lembrou a questão da contrapartida financeira do Estado no custeio do instituto e de melhorias no atendimento prestado na região de Itapeva.
Segurança e moradias
Áurea Rosa levantou a questão da segurança pública, onde, segunda ela, falta apoio do Estado e da União. "A cadeia de Capão Bonito nada mais é do que um amontoado de seres humanos", afirmou, apontando a necessidade de centros de ressocialização. Falou também da criação de mais centros de atendimento a dependentes químicos para fazer frente ao crescimento acelerado do número de usuários de drogas. Seu colega de câmara Tião do Táxi requereu a construção de mais moradias para atender a região.
Aparecido Teodoro, do setor do agronegócio, quer a redução para 12% do ICMS incidente sobre a produção agrícola.
Estradas
O secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste, Paulo Roberto Tarzan dos Santos, solicitou a contratação do projeto executivo para melhorias no entorno da rodovia SP-250, em Guapiara e Apiaí, a pavimentação da SP-275, entre Itaberá e Riversul, e a recuperação da SP-249 entre Itaberá e Ribeirão Branco, entre outros.
Benedito Bortoleto, chefe de gabinete da prefeitura de Riversul, pediu melhorias em estrada de ligação ao município e prolongamento da via até o Estado do Paraná, bem como construção de ginásio de esportes e de centro de eventos como forma de oferecer lazer aos jovens.
Laércio Amado, vereador de Itararé, reforçou o problema das vicinais, fundamentais para logística de cada município, como as pontes metálicas, para cujas instalações também pleiteou verbas. Corroborou as palavras da vereadora Áurea sobre os centros de atendimento a usuários.
Regularização de terras
A dificuldade de acesso de cidadãos a programas de assentamento se deve à falta da regularização de terras no Sudoeste Paulista. Assim explicou o prefeito de Guapiara, Jorge Sabino, que solicitou providências para o impasse. Sabino ainda pediu recursos para pequenos produtores, melhorias em vicinais de ligação entre bairros e incentivos ao aterro regional.
A diretora técnica da Região Administrativa de Itapeva, Cecé Cardoso, comunicou a breve inauguração do escritório regional da 16ª região do Estado. Ela confirmou as palavras de Sabino no que se refere à regularização fundiária.
Luiz Romano, do Movimento Sem Terra de Itaberá, disse que o atendimento do Iamspe na região é lamentável, mas focou sua fala na importância da agricultura familiar e na situação do assentamento da Fazenda Pirituba (antiga sesmaria com 18 mil hectares), que possui uma área dita experimental de plantação de pinus, a qual está comprometendo a qualidade da terra.
Apiaí e a burocracia
O prefeito de Apiaí, Ari Kinor, afirmou que a perenização na SP-165 foi dinheiro perdido porque faltou a manutenção, o que considerou lamentável. Ele disse que parlamentares destinaram ao município recursos para a aquisição de sete veículos, mas que secretarias de Estado negaram a provisão. "Quem sabe de quantas ambulâncias os municípios precisam são os prefeitos, e não um cidadão sentado no gabinete de uma secretaria a quase 400 quilômetros daqui."
Duplicação da via de ligação Apiaí - Itararé, asfaltamento da vicinal entre Apiaí e o bairro de Palmitalzinho, que concentra produção rural, e revalorização salarial dos professores foram os pedidos do cidadão de Apiaí João Loco.
Parte final
O deputado Vergínio finalizou as falas ressaltando que a duplicação de estradas da região foi a demanda mais importante apresentada na reunião. Quanto à problemática do avanço das drogas disse que a solução está em projetos voltados à juventude.
Hamilton anunciou saúde, educação e agricultura como os temas mais votados na apuração de prioridades feita junto aos participantes da audiência pública.
A comissão seguiu para a sede do Consórcio Intermunicipal de Santo André, para ouvir, ainda nesta segunda-feira, a população do ABC paulista sobre o Orçamento estadual 2015.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações