Câmara de Barretos sedia debate sobre Orçamento estadual 2015
06/06/2014 16:58 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: Márcia Yamamoto













Bom Prato e centro de referência da mulher foram indicados por participantes
A Câmara de Barretos foi sede nesta quinta-feira, 5/6, de debate promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para apresentação de emendas da população ao Orçamento estadual 2015. Sob a condução de Beth Sahão (PT), os trabalhos também contaram com os deputados Professor Tito (PT) e Osvaldo Vergínio (PSD), além das vereadoras de Barretos Paula Lemos e Glaucia Simões.
Vereadores de Barretos se pronunciaram para apresentar as demandas da cidade. Adilson de Mello citou a zona rural, uma das mais extensas do Estado e que não conta com vicinais pavimentadas. Lembrou ainda da falta de medicamentos nas unidades básicas de saúde e indicou a revalorização salarial do funcionalismo, em especial, dos professores. Sugeriu recursos para implementar o distrito industrial 2 e melhorar o atendimento do Iamspe na região.
A concentração do atendimento 190 na central de Ribeirão Preto prejudicou o atendimento de ocorrências policiais em Barretos. A vereadora Paula pediu providências para esse impasse e também verbas para moradias populares e criação dos centros de referência da mulher e de animais em situação de risco. A duplicação de todas rodovias que dão acesso a Barretos também foi alvo de solicitação da vereadora. Sua colega Glaucia reforçou a questão do centro da mulher e propôs instalação de unidade do Centro de Assistência e Promoção Social, aumento dos efetivos das polícias Civil e Militar e unidade da rede Lucy Montoro.
Resultado e Barretos
O servidor público municipal Nilton Vieira comentou que as audiências de fato surtem efeito, lembrando que após solicitação feita em audiência anterior, a rodovia Faria Lima foi duplicada. Assim aproveitou para pedir a aprovação dos projetos de lei 1.331/2007, da então deputada Darcy Vera, que prevê instalação de unidade Bom Prato na Fundação Pio 12 (Hospital do Câncer de Barretos) e 196/2013, do deputado Mauro Bragato (PSDB), que prevê Bom Prato nos AMEs do Estado. "Acredito que a instalação de posto do Acessa SP na fundação também seria interessante para atender a população que vem de lugares longínquos", completou Nilton.
Marco Pinto Neto, ex-prefeito de Jaborandi, sugeriu para a região: instalação de unidade da Fatec, do Poupatempo e de parque tecnológico em Barretos, bem como a transformação deste município em cidade de interesse turístico.
Fatec e Etec
O jovem Felipe Braz, diretor de assistência estudantil do DCE da Fatec, tratou da bolsa-permanência a estudantes carentes, objeto da emenda 187 ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O repasse para bolsa de iniciação científica e também de extensão comunitária, na forma de auxilio transporte e alimentação, foi outra sugestão do estudante. Miqueias de Oliveira, funcionário da Etec de Cantanduva, representou o Sinteps e trouxe três reivindicações: verba para plano de assistência médica, aprovação do PLC 17 (plano de carreira), investimento obrigatório de 33% do Orçamento na educação, entre outros.
Saúde
Saúde foi o tema de Célio Almeida, do Conselho Consultivo do Iamspe/Barretos, e de Paulo Bruneli, prefeito de Embauba. Célio quer a contrapartida financeira do Estado no custeio do Iamspe e o prefeito quer aumento do repasse de verbas da saúde aos municípios. Para a cidade, pediu reforma do centro social e instalação de piscina, construção de acesso na saída para Cajobi e prédio próprio para delegacia da polícia militar.
Celso Branício, conselheiro de Associação de Participação Popular de Barretos, quer um hospital estadual para Barretos, recursos para o Hospital do Câncer, construção de teatro, mais concursos para prover vagas de professores, unidade Bom Prato e transformação em município de interesse turístico.
Ao final foram anunciados os temas mais votados como prioridades: educação, saúde e segurança. Beth aproveitou para agradecer a presença de todos e disse que segmentos como saúde, educação e promoção social não podem continuar "com pires na mão" para pedir por sua manutenção.
Vergínio fez um resumo dos pedidos apresentados e destacou que a questão do 190 precisa ser resolvida com urgência, não podendo o cidadão ficar a mercê de uma gravação telefônica de uma cidade distante.
Quanto a demandas atendidas, Professor Tito anseia que no próximo ano possam ser divulgados os resultados deste ano de 2014, no que se refere aos pleitos feitos, sobretudo, os recorrentes.
A próxima audiência pública do Orçamento acontece nesta sexta-feira, 6/6, às 10h, na Câmara de São José do Rio Preto.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações