Fórum debate a implementação de testes genéticos para diagnóstico da Síndrome do X Frágil
06/06/2014 17:25 | Da Redação: Monica Ferrero - Foto: Yara Lopes




Realizou-se nesta quinta-feira, 5/6, o Fórum sobre o Teste Molecular de DNA, a Síndrome do X Frágil (SXF) e o Projeto de Lei 139/2014, de autoria do deputado Marcos Neves (PV), que conduziu os trabalhos. Segundo o parlamentar, sua proposta visa auxiliar as famílias a lidar com o diagnóstico de seu filho e também permitir aconselhamento genético.
Para debater o tema, diversos estudiosos foram convidados. O primeiro palestrante foi o professor doutor Vitor Franco, da Universidade de Évora, Portugal, que ressaltou que a SXF necessita de um atendimento multidisciplinar. É uma síndrome de origem genética que se apresenta com sintomas físicos, comportamentais ou mentais, que podem ser confundidos com outros problemas, como autismo e retardo mental ou de crescimento. Daí a necessidade do diagnóstico genético precoce, afirmou o professor português, ressaltando que, além de identificar a criança portadora da mutação, identifica toda sua família, que deverá passar por aconselhamento genético.
O professor Donald Bailey (Phd), do Research Triangle Institute, da Carolina do Norte, EUA, defendeu a necessidade de políticas públicas para a realização destes testes, que são muito confiáveis. Lamentavelmente, disse, os diagnósticos ainda são tardios, o que leva as famílias a terem mais filhos com a síndrome, pois os sintomas podem aparecer mais tarde na vida da criança. Bailey defendeu ainda uma política de rastreamento do problema, através de testes realizados em recém-nascidos. Falou ainda que a síndrome afeta mais meninos, e de forma mais severa, que as meninas.
Testes e tratamento
Do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP, a professora doutora Regina Célia Mingroni Netto falou sobre os testes genéticos no Brasil e a legislação. Comentando o PL 139/2014, sugeriu que os testes não sejam obrigatoriamente feitos pela USP e que se retire a obrigatoriedade de serem feitos por médicos, pois não é necessário.
Também da mesma instituição da USP, e do Departamento de Neurologia, o professor doutor Fernando Kok abordou a questão do tratamento dos portadores de SXF, que deve ser sintomático, além da estimulação psicológica, pedagógica e comportamental.
Fonoaudióloga e vice-presidente da Aliança Brasileira de Genética, Martha Carvalho contou sua experiência pessoal como portadora da pré-mutação e mãe de filho com a mutação completa, além de ter outros casos em sua família, que apresentam sintomas diferentes entre si. Martha chamou a atenção para a Portaria 199/2014 do Ministério da Saúde, que Institui a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que contempla também a SXF. O médico geneticista e doutor em Bioética Benjamin Heck fez considerações ao PL 139/2014 sobre o ângulo da bioética.
A seguir a palavra foi dada ao público presente, composto principalmente por representantes de Apaes e familiares de pessoas com SXF. O deputado Marcos Neves agradeceu as contribuições ao seu PL, e disse que irá pedir audiência ao secretário da Saúde, David Uip, para discutir a aplicação da Portaria 199/2014 no Estado.
A Síndrome do X Frágil é uma condição genética causada pela mutação de um gene específico localizado no cromossomo X, e é a principal causa hereditária de deficiência intelectual. Os afetados podem apresentar, em graus variados, dificuldades intelectuais, atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento, problemas emocionais e determinadas características físicas. Esses sintomas, ainda, podem ou não aparecer, como no caso das meninas, que apresentam menos sintomas ou são aparentemente normais. O diagnóstico é feito pelo teste molecular de DNA, que indicará a pré-mutação ou mutação completa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações