Aprovação do PLC 17/2014 atende reivindicação apresentada em audiências do Orçamento 2015
16/06/2014 20:22 | Da Redação

Foi unânime e rápida a aprovação, na última terça-feira, 10/6, do Projeto de Lei Complementar 17/2014, que aguarda sanção do governador para se tornar lei. Um dos motivos da celeridade na aprovação da norma - que aprimora o plano de carreiras do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), a que estão subordinadas as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) - foi o fato de professores e funcionários terem expressado seu aval ao projeto elaborado pelo Poder Executivo em praticamente todas as audiências públicas promovidas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para discutir as prioridades do Orçamento 2015.
Tomando-se como exemplo, o pedido de Margarete Angeli, que representou o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) na audiência pública do Orçamento 2015 realizada em São José do Rio Preto, o PLC 17 resolve problemas no plano de carreiras da categoria. Como ela, pediram a aprovação do PLC Renato Menezes, em Americana; e Miqueias de Oliveira, em Barretos e em São Carlos. Miqueias que é diretor da regional de Catanduva do Sinteps, requereu também destinação de recursos que acompanhe a expansão do ensino nas Etecs e Fatecs.
Já em Jundiaí, Renato Quintino solicitou verba para criação de plano de saúde para os profissionais do Centro Paula Souza, e emenda ao PLC 17 que garantisse o processo de promoção especial para os auxiliares de docentes e técnico-administrativos, assim como previsto para os docentes. Quintino se referia às emendas 2, 4 e 6, apresentadas, a pedido do Sinteps, pelos líderes de bancada Carlos Giannazi (PSOL), José Bittencourt (PSD) e João Paulo Rillo (PT), mas rejeitadas votação em Plenário.
Projeto e emendas
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Complementar 17/2014 altera as leis complementares 1.240/2014 e 1044/2008. As mudanças incluem as classes de operacional de suporte (428), agente de supervisão educacional, secretário-geral e assistente de supervisão educacional. O PLC 17/2014 prevê ainda o reenquadramento dos servidores em graus superiores de referência, considerando-se para isso um grau para cada dois anos de efetivo exercício na classe.
O projeto foi aprimorado com o acolhimento de três emendas de pauta (2, 4 e 6) apresentadas por Carlos Giannazi (PSOL), José Bittencourt (PSD) e João Paulo Rillo (PT), todas com mesmo conteúdo. As emendas atendem a pedido encaminhado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza e corrige erro de redação na Lei Complementar 1.240/2014, evitando assim perda salarial para o pessoal da área da saúde.
Após a aprovação do PLC com o acolhimento de três das seis emendas, as bancadas do PT e do PSOL manifestaram voto favorável às emendas rejeitadas.
O deputado Barros Munhoz, líder do governo na Casa, comemorou o envio do projeto pelo governador à Assembleia e sua aprovação.
Centro Paula Souza
Em 1969, quando era governador de São Paulo Roberto de Abreu Sodré, foi inaugurado o Centro Paula Souza, com a finalidade de desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino médio e superior. As primeiras ideias de criação do centro foram elaboradas em 1963, quando se percebeu uma necessidade de profissionais preparados para acompanhar o desenvolvimento da indústria paulista.
A instituição é uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que administram as faculdades de tecnologia (Fatecs), escolas técnicas (Etecs) estaduais e classes descentralizadas (unidades com um ou mais cursos técnicos supervisionados por uma Etec).
Atualmente o Estado possui 216 Etecs espalhadas por 159 municípios. Elas atendem mais de 221 mil estudantes. Os cursos, que são 132, variam entre o setor industrial, agropecuário e de serviços. As Fatecs estão presentes em 56 municípios paulistas, e possuem 62 unidades. O número de alunos matriculados nas faculdades nos cursos de graduação tecnológica é superior a 67 mil estudantes.
Paula Souza
Antônio Francisco de Paula Souza nasceu em Itu no ano de 1843. Foi engenheiro, político, professor e fundador da Escola Politécnica de São Paulo (Poli), hoje integrada à Universidade de São Paulo. De uma família pertencente à elite cafeeira, foi um liberal, e lutou pela república e abolição da escravatura. Faleceu em 1917.
Formado em Engenharia em Carlsruhe, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça, era um empreendedor e opositor a centralização do poder político e administrativo da monarquia. Estabeleceu uma breve carreira política entre os anos de 1892 e 1893, exercendo cargos como deputado estadual, presidente da Câmara Estadual de São Paulo, ministro de Relações Exteriores e ministro da Agricultura.
Almejava introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com debates acadêmicas. Inaugurou a Poli 1894, sendo seu diretor por 24 anos. Neste período convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na escola.
A íntegra do Projeto de Lei Complementar 17/2014 e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações