ILP vai realizar cursos gratuitos para a população e reuniões no Estado
11/07/2014 18:16 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Maurício Garcia





O ILP (Instituto do Legislativo Paulista), criado em 2001, é um espaço de formação, produção de conhecimento e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista e tem, dentre seus objetivos realizar estudos, seminários, campanhas e debates para o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas no Estado e também orientar a legislação participativa e a iniciativa popular, capacitando lideranças sociais para acompanhar as ações da Assembleia Legislativa.
"O instituto nasceu com o objetivo de oferecer cursos aos servidores públicos para melhorar a qualidade do atendimento à população", explica o presidente do ILP, Roberto Tamura. Ele disse que a Assembleia inovou trazendo para si a função do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). "O desafio de minha gestão é levar a discussão dos índices do IPRS junto aos municípios para debatê-los de forma local, comparando-os ao global para fazer um diagnóstico comparativo de cada região."
Serão 14 reuniões descentralizadas, realizadas em sedes das Regiões Administrativas de São Paulo (RAs) e participarão representantes dos poderes legislativos municipais, técnicos das prefeituras, comunidades e ONGs. "Vamos levantar os números, debater e fazer um diagnóstico comparativo ao global. Produziremos um documento único que será lançado na Assembleia e conterá um diagnóstico interessante para que a Assembleia possa propor políticas públicas", disse Tamura.
O processo licitatório para organizar a dinâmica das 14 reuniões está em fase de contratação. Com a intenção de inovar, Tamura quer levar o ILP aos municípios. "A ideia é que se possa propor que cada uma das RAs - Registro, Barretos, Araçatuba, Presidente Prudente, Araraquara, Marília, São Carlos, Franca, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto - e das regiões metropolitanas - Baixada Santista, Sorocaba, São José dos Campos, Campinas e São Paulo - possa ter o seu instituto".
Cursos do ILP
O ILP oferece uma série de cursos, desde pós-graduação e idiomas a áreas relacionadas a ética, cidadania e projetos de desenvolvimento visando o aprimoramento social e da democracia. Um dos mais concorridos, é o de Cerimonial, que dura 20 horas.
Para viabilizá-los, o ILP firmou convênios, parcerias e protocolos de cooperação técnica com outros institutos, órgãos públicos e universidades, como a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Os cursos surgem a partir das necessidades dos servidores da Assembleia e também da população. Uma das demandas agora é o curso de Contabilidade Pública, que será oferecido pelo ILP a partir do próximo semestre. "O governo federal está exigindo uma série de mudanças na contabilidade pública. O município que não se adequar às novas regras terá dificuldade na assinatura de novos convênios e para repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste curso, um especialista vai facilitar a vida dos contadores", explica Tamura.
A partir de agosto, serão oferecidos mais 14 cursos: Direitos Humanos; Filosofia Política; Técnica Legislativa; Indicadores de Políticas Públicas; Temas de Direito Constitucional; Federalismo; Terceiro Setor/ONGS/Estado; Saneamento e Gestão Ambiental; Tributos e Despesas Públicas; Economia Verde; Contabilidade Pública; Inclusão Social; Cerimonial; e História da Assembleia.
As inscrições para os cursos são feitas apenas pelo portal www.al.sp.gov.br, no link do ILP
Os cursos de pós graduação, com duração de dois anos, começarão a partir do primeiro semestre de 2015.
IPRS
O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), elaborado pela Fundação Seade é um sistema de indicadores consistentes e atualizados de todos os 645 municípios paulistas que leva em conta os dados sobre o desenvolvimento humano dos municípios (como riqueza, longevidade e educação) e as condições de vida da população.
Atualizado a cada dois anos, os dados fornecem subsídios para a definição de prioridades e auxiliam na formulação e implementação de políticas públicas. Na comparação dos dados entre os biênios, é possível reavaliar as políticas existentes e corrigir os rumos, quando necessário. Mais sobre o IPRS você encontra no site da Fundação Seade, www.iprsipvs.seade.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações