Seminário debate assédio moral e sindicalismo nas universidades
13/08/2014 18:39 | Da Redação: Lorrane Santos e Monica Ferrero







O seminário Diálogos sobre a Educação em São Paulo: cenários e perspectivas para a atuação docente, com a finalidade de discutir a situação do ensino superior no Estado realizou dois debates nos dias 12 e 13/8. O seminário é organizado pela Comissão de Educação e Cultura juntamente com o Grupo de Trabalho Docência e Qualidade, que reúne professores e associações de docentes de ensino superior de instituições privadas.
No dia 12/8, o tema debatido foi assédio moral, pelas palestrantes Célia Regina Camachi Stander, representante do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, Victoria Claire Weischtordt, da Associação dos Professores da PUC-SP, e Regina Célia Leal, da Rede Nacional de Combate ao Assédio Moral, segmento de Ribeirão Preto.
O assédio moral consiste principalmente na humilhação e discriminação do trabalhador, o que pode gerar seu isolamento e vulnerabilidade. Segundo Regina Célia, a prática é uma forma de tortura psicológica que se manifesta através de ações propositais hostis, que vistas separadamente podem parecer insignificantes, mas recorrentes têm efeitos perniciosos.
Regina ressaltou que a vítima de assédio moral no trabalho pode até sofrer violência verbal, física e sexual. O assédio coloca em risco a saúde e segurança do trabalhador e pode provocar intimidação, pânico, angústia e ansiedade, desmotivando o indivíduo. "Uma mal que pode matar o docente", advertiu.
Assédio organizacional
Victoria Claire Weischtordt fez um histórico da associação e de casos de assédio moral contra docentes na PUC. Victoria afirmou que "em situações de assédio não se pode calar". A denúncia deve ser feita por meio de associações, sindicatos e movimentos sociais, para que a pessoa não fique sob a mira dos acusados.
Célia Stander destacou que um grande problema nas instituições em geral é o assédio moral organizacional, baseado em práticas que valorizam o capitalismo e só visam o lucro. Um exemplo é proibir o trabalhador de ir ao banheiro durante o expediente, estipular metas inatingíveis e humilhar funcionários que não cumprem os alvos da empresa.
Célia acrescentou que o assédio moral organizacional, além de gerar stress, viola os direitos do indivíduo (liberdade religiosa, privacidade, intimidade e integridade psíquica) e gera transtornos no ambiente de trabalho.
Representação sindical docente
Na quarta-feira, 13/8, aconteceu a terceira e última parte do seminário Diálogos sobre a Educação em São Paulo.Representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a professora Lighia Horodynski Matsushigue lembrou que a atuação de um sindicato não é só a luta por aumento de salários, mas também a melhoria das condições de ensino e de trabalho. Lighia defendeu a aprovação do Projeto de lei 1074/2003, que institui o Plano Estadual de Educação. Trata-se da proposta encaminhada pelo Fórum Estadual de Defesa da Educação Pública, entidade que reúne 27 entidades da área da educação e pesquisa do Estado.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), a professora Silvia Elena de Lima disse que a entidade é um sindicato de base, presente em 200 municípios. Lamentou que desde 1995 o governo do Estado tenha desprestigiado o Paula Souza, que, por exemplo, embora forme alunos no nível médio, tinha perfil de universidade, com inclusive pesquisas acadêmicas. Os professores sofrem de assédio moral e sequer têm a data-base reconhecida e respeitada.
Nas universidades particulares, não há possibilidade de negociação salarial e a atividade sindical é punida com demissão, disse o presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fetesp) Celso Napolitano, que ainda criticou o sistema sindical vigente. A representação sindical ainda é prejudicada pelo desrespeito à estabilidade plena do diretor sindical.
O Brasil, disse ainda Napolitano, deveria ser signatário da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão imotivada, como era até o governo Fernando Henrique. Após as colocações dos convidados, foi aberto debate com o público presente.
Agenda
O deputado Carlos Neder (PT), presidente da comissão, informou que propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, pela qual tem visitado todas os 19 institutos, onde constatou as condições precárias. O deputado convidou os participantes do seminário para participar do ciclo de debates Gestão de Recursos Humanos: os desafios a serem enfrentados por pesquisadores e profissionais de apoio à pesquisa, que será realizado das 9 às 13 horas do dia 26/8.
Neder informou ainda que o reitor da USP comparecerá, convocado, a reunião da CEC, para falar sobre a situação da universidade. Disse também que serão convocados os reitores da Unesp e Unicamp, e há proposta para convidar ainda para prestar contas membros do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações