Assembleia ouvirá os reitores das universidades públicas estaduais
26/08/2014 19:55 | Da Redação: Marina Mendes Foto: José A. Teixeira


A crise nas universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) será o tema de reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP). Convidados anteriormente, os reitores das universidades foram agora convocados a comparecer à Assembleia Legislativa, em data a ser ainda marcada. O requerimento, de autoria do presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB), foi um dos itens aprovados na reunião desta terça-feira, 26/8.
Estão sendo convocados o reitor da USP, Marco Antonio Zago, e o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge e a reitora em exercício da Unesp e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp), Marilza Vieira Cunha Rudge, para prestarem informações em relação à crise das universidades estaduais paulistas.
A maioria das faculdades das universidades públicas paulistas ainda mantém a greve decretada em maio desta ano, pois o Cruesp afirmou não ter orçamento para reajustar os salários dos professores e funcionários. Haverá nova reunião no próximo dia 3/9 entre o Cruesp e o Fórum das Seis - entidade integrada por professores, alunos e funcionários das três universidades públicas, quando serão retomadas as negociações.
Pareceres aprovados
Dentre os PLs que tiveram seu parecer aprovado na reunião da CFOP, está o dado ao PL 738/2013, da deputada Vanessa Damo (PMDB), que propõe a criação do Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social às Gestantes e a implantação de medidas de informação da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal do Estado.
Também foi aprovado o parecer do Projeto de Lei 758/2013, do parlamentar André Soares (DEM), que garante à pessoa ostomizada a acessibilidade aos sanitários de uso público, estabelecimentos comerciais e eventos públicos ou privados, mediante a instalação de aparelhos adaptados para a prática de sua higiene e que acatem suas necessidades.
Para que seja possível essa pessoa utilizar estes banheiros, será necessário à instalação de vaso sanitário normal ou infantil com anteparo seco e sistema de descarga, preferencialmente fixado na parede, para descarte da substância das bolsas, ventilação adequada e a sinalização na entrada para que indique a adaptação.
Também participaram da CFOP os deputados Hamilton Pereira e Beth Sahão (ambos do PT), Maria Lúcia Amary (PSDB), Edson Giriboni (PV), Orlando Bolçone (PSB) e Osvaldo Verginio (PSD). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br " no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações