Agora é Lei - Leis de iniciativa parlamentar sancionadas nesta semana vão incentivar o turismo no Estado
26/09/2014 17:37 | Da Redação - Foto: BP.blogsppot.com/ Acquaflatsubatuba




Nesta semana, o governador do Estado sancionou duas leis originadas de projetos de iniciativa parlamentar que devem incrementar o turismo em São Paulo. A primeira delas, sancionada em 24/9 e publicada no dia seguinte, foi a Lei 15.564/2014, que inclui no Calendário Oficial do Estado de São Paulo o Campeonato de Skimboard, realizado, anualmente, no mês de maio, em Ubatuba.
O skimboard é praticado principalmente em praias de tombo e consiste em o atleta ir em direção a uma onda, jogar sua prancha e pular sobre ela para então surfar a onda. No Brasil, seus praticantes frequentam principalmente a praia da Sununga, em Ubatuba, considerada a melhor para a prática do esporte e sede de seu campeonato mundial.
A inclusão do campeonato no Calendário Oficial é um pedido da Associação Ubatuba de Skimboard e Disco (Auskim). Desde 2002 a entidade vem difundindo essa modalidade esportiva não só no Estado de São Paulo, mas também em todo o Brasil.
Outros setores da cidade de Ubatuba devem comemorar a nova lei, pois serão direta ou indiretamente beneficiados por ela. Com vasto patrimônio natural e histórico-cultural, mais de 80 praias, fauna e flora da Mata Atlântica, o município de Ubatuba tem sua maior fonte de renda no turismo, que é caracterizado por ser ecológico, ambiental, de aventura e cultural. E esse campeonato anual atrairá ainda mais turistas, aquecendo a economia em um mês de baixa temporada.
Preserva São Paulo
A outra norma que beneficiará o turismo é a Lei 15.565/2014. Sancionada em 25 e publicado em 26/9, o diploma institui o programa Preserva São Paulo, que tem como principal finalidade oferecer incentivos aos municípios que gerenciem projetos de manutenção, preservação, revitalização e conservação do patrimônio cultural material e imaterial paulista.
Segundo o texto da lei, os incentivos "poderão ser de natureza técnica ou financeira mediante aprovação e acompanhamento, pelo órgão competente, de projeto elaborado pela prefeitura em que se encontra o patrimônio cultural.
A proposta surgiu da constatação de que o Estado de São Paulo, embora bastante rico em patrimônio cultural, não cuida adequadamente desses bens, que acabam deteriorados e, em muitos casos, praticamente desaparecem ao longo do tempo.
E essa degradação não se limita aos aspectos físicos. A cultura de um povo envolve as tradições, o folclore, os saberes, as línguas e diversos outros aspectos e manifestações. Por isso a Lei 15.565/2014 prevê incentivos aos municípios que elaborarem programas com objetivo de menter vivas essas tradições.
Apesar de o objetivo principal do programa Preserva São Paulo ser de ajudar os municípios paulistas a conservar e revitalizar seus pontos de interesse cultural, como consequência isso deverá atrair visitantes, impulsionará a economia e ainda contribuirá para a preservação da história.
A Lei 15.564/2014 é oriunda do Projeto de Lei 540/2011, do deputado Enio Tatto (PT), atual 1º secretário da Assembleia Legislativa, e a Lei 15.565/2014 tem origem no Projeto de Lei 388/2012, de autoria do deputado Aldo Demarchi (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações