Assembleia Legislativa celebra os 25 anos da Constituição paulista
16/10/2014 18:44 | Da Redação


Há 25 anos a Constituição de São Paulo organiza o Estado mais pujante da federação e garante a seu povo o pleno exercício da cidadania e dos direitos e liberdades fundamentais. A história que inspirou esse diploma começou anos antes, em Brasília. Com o país governado por um civil, após mais de 20 anos de ditadura militar, a Assembleia Nacional Constituinte, eleita por voto direto, iniciou no dia 1º de fevereiro de 1987 a elaboração da atual Constituição brasileira. Sua promulgação, em 5 de outubro de 1988, foi o termo final do processo conhecido como abertura política. Enfim, o país vivia novamente em plena democracia, e como tal, o Estado brasileiro havia sido reestruturado.
A vez de São Paulo
Chegava então o momento de se reconstruir o arcabouço jurídico-administrativo dos Estados-membros, conforme estabeleceu a Constituição Federal em seu artigo 25: "Os Estados organizam-se e regem-se pelas constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta constituição". Mais adiante, no artigo 11 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a Carta Federal atribuiu às Assembleias Legislativas dos Estados o exercício do Poder Constituinte Decorrente: "Cada Assembleia Legislativa, com poderes constituintes, elaborará a Constituição do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgação da Constituição Federal, obedecidos os princípios desta".
Assim, um ano depois, em 5 de outubro de 1989, a Assembleia Estadual Constituinte promulgava a Lei Maior paulista, um conjunto de 297 artigos, e 62 disposições transitórias, alterado, até hoje, por 37 emendas.
Eleições de 1986
As eleições para a escolha dos parlamentares que participaram das assembleias constituintes federal e estaduais ocorreram em 15 de novembro de 1986. Os deputados eleitos à Constituinte de São Paulo também ganharam mandato à 11º Legislatura (1987/1991), respondendo pelos trabalhos legislativos regulares daquele quadriênio.
O processo eleitoral foi considerado o mais democrático já realizado na história do Brasil. O direito ao voto foi ampliado, assegurando a participação dos analfabetos e maiores de 16 anos. Como resultado, na eleição à Assembleia de São Paulo, foram considerados válidos 14.294.888 votos, número que representava cerca de 53% da população do Estado, por volta de 27 milhões de pessoas. Foi um índice elevado, o maior da história paulista até aquela data.
Para comemorar os 25 anos da Constituição paulista, o Diário da Assembleia publica nas próximas edições textos contendo informações sobre os 84 deputados constituintes e sobre como ocorreram os debates que deram forma à mais importante norma estadual, além de entrevistas com os parlamentares que se tornaram protagonistas daquele momento histórico.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações