Anunciados os vencedores do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos
21/10/2014 20:48 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro






Em reunião nesta terça-feira, 21/10, a Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), aprovou os nomes indicados para o a 18ª edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos.
O deputado Bruno Covas (PSDB) colocou para a apreciação os nomes do padre Luis Giuliani e do advogado Belisário dos Santos Júnior, que foram aprovados. O presidente Adriano Diogo apresentou ainda o nome de seis pessoas que receberão menções honrosas na premiação, que se dará em solenidade que celebrará a passagem do dia mundial dos Direitos Humanos, em 10/12.
Também foram aprovadas a realização de duas audiências públicas. Uma delas, pedida pelos deputados Adriano Diogo e Leci Brandão (PCdoB), investigará denúncias de racismo e degradação da mulher negra na série da TV Globo O sexo e as Negas.
A outra abordará os casos de estupro e outros desrespeitos que ocorrem em festas da Associação Atlética da Faculdade de Medicina da USP. Segundo o autor do pedido, deputado Adriano Diogo, há um dossiê de denúncias sobre "as barbáries que lá acontecem há anos, desde a morte por afogamento de estudante de origem coreana na piscina da Atlética".
Pauta
A CDH também deliberou sobre sua pauta. Foram aprovados os pareceres dados os projetos de lei 393, 759, 828 e 887, todos de 2013, e o PL 114, de 2014. O PL 828/2013, da deputada Beth Sahão (PT), propõe o estabelecimento de "normas de proteção à saúde e de respeito à dignidade das pessoas com necessidades especiais, obesidade, ou em estado de gravidez, na condição de consumidores", através da instalação de espaços adequados nas áreas de circulação, que deverão ter a largura igual ou superior a 1,20m nas áreas de circulação.
Em votação conclusiva, foi aprovado o PL 696/2011 e as moções 101 e 121/2013. A Moção 103/2013, do deputado José Bittencourt (PSD), foi aprovada após apresentação de substitutivo, que foi precedida de amplo debate entre os parlamentares presentes. Foi aprovado ainda o encaminhamento "das recentes e lamentáveis declarações do ex-candidato à presidência Levy Fidelix ao Ministério Público estadual e federal, a pedido do deputado Adriano Diogo.
Estiveram presentes ainda à reunião da CDH os parlamentares Rita Passos (PSD), Leci Brandão (PCdoB), Marco Aurélio de Souza (PT), Hélio Nishimoto e Carlos Bezerra Júnior (ambos do PSDB) e Sebastião Santos (PRB). A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Os premiados
O padre Luis Giuliani, nascido na Itália há 83 anos, e há 50 anos no Brasil, sempre atuou em paróquias da zona sul da cidade de São Paulo. Nos anos 1970, autuou em diversos movimentos populares, como o Movimento do Custo de Vida, que tinham reuniões em sua paróquia no bairro de Vila Remo. Seu apoio irrestrito às causas populares o levou a participar, junto ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns, acompanhando na defesa de presos e perseguidos pela ditadura militar em visitas ao DOI-Codi. Apoiou greves e movimentos de trabalhadores metalúrgicos.
Era vigário da paróquia Nossa Senhora das Graças em 1979, e era amigo e companheiro de luta de Santo Dias da Silva. Após a morte do sindicalista, ajudou a fundar o Comitê Santo Dias, cujo primeiro objetivo foi acompanhar o processo de seu assassinato pela polícia militar e divulgar a causa. Ainda hoje, aos 83 anos, continua atuante.
Formado em Direito em 1970 pela Faculdade de Direito da USP, Belisário dos Santos Júnior é o outro indicado ao prêmio. Integrou o Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, representando a OAB/SP. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB/Brasil e presidente da Associação dos Advogados Latino-Americanos pela Defesa dos Direitos Humanos.
Belisário dos Santos Júnior foi ainda secretário estadual de Justiça e Cidadania (1995-2000) e secretário da Administração Penitenciária em 1995. Atualmente, entre outros postos, é membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e representante brasileiro na Comissão Internacional de Juristas, com sede em Genebra, Suíça.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações