Bicentenário de Casa Branca é comemorado na Assembleia Legislativa
















Os 200 anos de fundação da cidade de Casa Branca, completados em 25 de outubro passado, foram marcados em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 3/11. A homenagem foi aberta pelo deputado Barros Munhoz (PSDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa.
"É uma comemoração justa e oportuna. Casa Branca merece o prestígio que tem, por sua história e trabalho, por ter projetado nomes importantes para a história do Estado e porque produz a mais brasileira das frutas", disse Munhoz, referindo-se ao fato de a cidade ser considerada a Capital Estadual da Jabuticaba.
Deputada responsável por solicitar a sessão solene do bicentenário de Casa Branca, Célia Leão (PSDB) rememorou o ex-governador Franco Montoro, que dizia que o cidadão não mora na União nem no Estado, e sim no município. "Nós, representantes da sociedade, só somos importantes por causa das pessoas, da comunidade que representamos", ela declarou.
Pronunciamentos saudando a cidade foram feitos, entre outros, pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e por Mario Beni, professor formado pela Universidade de São Paulo e cujo pai foi parlamentar estadual, como representante de Casa Branca. Ele destacou figuras que representaram o município no cenário político, desde o primeiro deputado estadual, Francisco Tomás de Carvalho, até o atual ministro Guilherme Afif Domingos. "Lembrar esse passado de glórias, de pujança, indica que o futuro também será uma expectativa presente", afirmou Beni.
O vice-prefeito da cidade, Eurico Sassi Filho, comparou Casa Branca a uma árvore e sua população às raízes que a mantêm de pé. "Casa Branca não é uma cidade do passado, é a cidade da esperança", comparou.
"Fazer 200 anos não é para qualquer um, e nem sempre esses anos nos foram favoráveis", afirmou o presidente da Câmara Municipal, José Renato Furlanetto Romano. Ele destacou o fato de, diferentemente da maioria das cidades nascidas por aglomeração espontânea e sob a proteção de um santo e sua igreja, Casa Branca surgiu da necessidade de povoamento dos sertões paulistas, tornando-se com o tempo ponto de convergência para quem buscava esse território e Minas Gerais.
O prefeito Ildebrando Zoldan definiu Casa Branca como "bastião dos intrépidos bandeirantes rumo aos sertões". Ele conclamou os casa-branquenses a se empenharem pelo crescimento da cidade. "Casa Branca agora precisa ser inquieta. A mansidão há de transformar-se em garra para voltar a crescer, revigorar-se, sacudindo a cristalização de uma inércia que não pode persistir", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações