Assembleia aprova prorrogação da Comissão da Verdade Rubens Paiva
11/11/2014 20:43 | Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto




Na noite desta terça-feira, 11/11, a Assembleia aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução 18/2014, de autoria da Mesa, que prorroga o funcionamento da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva até o dia 14 de março de 2015. O texto do projeto extingue os cargos da comissão na mesma data.
A Comissão da Verdade, criada em 28/2/2012 com a finalidade de colaborar com a Comissão Nacional da Verdade, realiza um trabalho minucioso, levantando dados e ouvindo depoimentos das vítimas e familiares de vítimas da ditadura militar no Estado. Ao final de seus trabalhos, a comissão presidida por Adriano Diogo (PT) e composta por mais dez deputados deve aprovar seu relatório final, a ser elaborado por André Soares (DEM).
No último dia 5/11, a comissão lançou obra de sua edição, Infância Roubada, no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O livro aborda os prejuízos causados a filhos de desaparecidos no período da ditadura militar no Brasil, e também seu acolhimento em Cuba. O governo cubano, na época, acolheu essas crianças oferecendo casa e escola para todos.
Para saber mais a respeito do trabalho da Comissão, acesse o link http://www.al.sp.gov.br/comissoes/comissao-da-verdade/.
Segundo a justificativa do projeto, a prorrogação é necessária para que a comissão possa concluir seus trabalhos. Na mesma sessão, foram também aprovados dois projetos do Executivo, os projetos de lei 998 e 999, ambos de 2013, que autorizam cessão e alienação de imóveis. O PL 998 autoriza o DER a transmitir por cessão gratuita terreno ao município de Lupércio. O PL 999 altera a Lei 2.974/1981, que autorizou a Fazenda a doar imóvel à cidade de Álvares Florence.
A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br " no link Projetos.
Comissão da Verdade Rubens Paiva já realizou 148 audiências públicas
A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva foi instalada na Assembleia Legislativa no dia 28/2/2012, quando o deputado Adriano Diogo (PT) foi eleito seu presidente. É composta por mais dez deputados, sendo que o relatório final ficará a cargo do deputado André Soares (DEM).
Sua principal finalidade é "efetivar, em colaboração com a Comissão Nacional da Verdade, o direito à memória e à verdade histórica e promover a consolidação do Estado de Direito Democrático, em relação às graves violações de direitos humanos ocorridas no território do Estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais", segundo a Resolução 879/2012, que a criou.
A averiguação destas violações aos direitos humanos fazem parte da luta pela verdade e a justiça, para que haja reparação às vítimas. É importante ainda que a sociedade conheça a história, de modo que tais violações nunca mais se repitam.
Até o momento, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva já realizou 148 audiências públicas, onde foram ouvidos os depoimentos de vítimas da ditadura e o relato de familiares e testemunhas, e recebeu documentos que ajudarão a compor o relatório, que deverá ser enviado à Comissão Nacional da Verdade e também divulgado à sociedade.
Houve audiências específicas, por exemplo, para ouvir casos de abusos contra mulheres, crianças, sindicalistas e a população indígena. Também foi realizada audiências sobre os corpos desenterrados na vala comum no Cemitério Dom Bosco, em Perus, na capital, e também sobre antropologia forense, com participação de técnicos argentinos.
A Comissão da Verdade já publicou três obras. Uma delas é a Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou, em dezembro de 2010, o Brasil a investigar os casos de desaparecimento forçado ocorridos durante a ditadura militar. Essa sentença embasou a criação de várias comissões da verdade em estados, cidades e instituições públicas e privadas.
Outra publicação foi o "Bagulhão": A voz dos presos políticos contra os torturadores. Trata-se de documento elaborado em 1975 por presos políticos, onde são denunciadas as violações de direitos, métodos de tortura e ainda dão o nome de alguns torturadores. Por fim, está sendo lançado o livro Infância roubada - Crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil.
Compõem ainda a Comissão da Verdade Rubens Paiva os deputados Ed Thomas (PSB), Marco Zerbini (PSDB) e Ulysses Tassinari (PV). São suplentes Estevam Galvão (DEM), João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Orlando Bolçone (PSB) e Regina Gonçalves (PV). A assessoria é exercida por Amelinha Teles, Ivan Seixas (coordenador), Renan Quinalha, Ricardo Kobayashi, Thais Barreto, Tatiana Merlino e Vivian Mendes.
Maiores informações sobre os trabalhos da Comissão da Verdade podem ser obtidas no portal da Assembleia Legislativa, no link al.sp.gov.br/comissoes/comissao-da-verdade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações