Familiares de presos querem o fim de abusos no CDP de São José dos Campos
03/12/2014 19:54 | Joel Melo - Foto: Maurício Garcia de Souza




Os membros da Comissão de Direitos Humanos irão convocar para data ainda não definida o secretário estadual de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes, o promotor de Justiça de São José dos Campos, Fabio Antonio Xavier de Moraes, o diretor do Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, Marcelo Martins, e o comandante do Grupo de Intervenção Rápida da Secretaria de Administração Penitenciária (GIR), Luiz Flavio Borges, para falar sobre as denúncias de violência e maus-tratos cometidos contra internos no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, conforme foi relatado por seus familiares.
Logo após a abertura da reunião pelo presidente da comissão, deputado Adriano Diogo (PT), o deputado Marco Aurélio de Souza (PT) escolheu ao acaso, entre os muitos depoimentos sobre violação dos direitos humanos naquela unidade prisional, um que relatava tortura e constrangimento cometidos contra um preso. "Todos os depoimentos são mais ou menos semelhantes", disse Marco Aurélio para enfatizar que essas violações não são pontuais, mas corriqueiras.
Aberta a palavra para os parentes dos encarcerados, os relatos de maus-tratos continuaram, dando conta aos presentes de que não apenas os presos sofrem constrangimentos, mas também, os visitantes: proibição de entrar com comida permitida pelo regulamento, que nunca é devolvida; revista íntima, apesar de proibida por lei; escárnio por parte dos funcionários que, segundo relatos, nunca estão identificados, dificultando uma possível ação contra eles, entre outros.
O deputado Padre Afonso Lobato (PV) criticou o atual estado daquela instituição e apoiou a convocação dos responsáveis pela fiscalização para se pronunciarem diante da comissão. Também estavam presentes à reunião o deputado Helio Nishimoto (PSDB) e a deputada Leci Brandão (PCdoB), que lembrou a combatividade dos membros da comissão para investigar os fatos que atentam contra os direitos humanos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações