Aprovado projeto de garantia para PPPs


04/12/2014 11:23 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid afirmou que medida se fundamenta em lei federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2014/fg166331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 2/12, por 64 votos favoráveis o Projeto de Lei 823/2014, do Poder Executivo, que autoriza o governo a oferecer garantia para assegurar o cumprimento de obrigações de pagamento em contratos de parcerias público-privadas (PPPs) de ações ou serviços em saúde, nas áreas médica, sanitária, hospitalar e de apoio.

Segundo Edmir Chedid (DEM), a proposta permitirá que as receitas vinculadas de saúde possam ser oferecidas em complementação de garantia às PPPs. O parlamentar declarou ainda que a Lei Federal 11.079/2004, que disciplina os contratos de PPPs, estabelece, entre as formas de garantia que podem ser prestadas pela administração ao parceiro privado, a vinculação de receitas.

"O Executivo declarou que o assunto envolve investimentos vultosos e demanda garantias do Estado, notadamente em formatos de concessão administrativa, nos quais o parceiro privado não conta com a percepção de receita tarifária, sendo remunerado pela contraprestação paga pelo Estado. É esse agente financeiro que exige garantias do poder público."

Por fim, a exposição de motivos do PL ressalta que os recursos serão cedidos somente em caráter fiduciário (fiança). "Caso não haja inadimplemento do governo do Estado, os recursos segregados revertem automaticamente para o financiamento regular dos demais programas e ações consignados no orçamento da saúde", completou Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp