Comissão da Verdade Estadual Rubens Paiva lança seu relatório parcial
08/12/2014 20:25 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Márcia Yamamoto







A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva (CEV) apresentou nesta segunda-feira, 8/12, em sua 150ª audiência pública, o relatório parcial de suas atividades, que inclui quatro recomendações gerais. O deputado Adriano Diogo (PT), seu presidente, informou que esse relatório parcial já foi encaminhado à Comissão Nacional da Verdade, e que o relatório final deverá ser apresentado no dia 1º/3/2015.
Assessora da CEV, Maria Amélia Teles falou que nos quase três anos de atividades foram levantados casos de 167 mortos e desaparecidos políticos no Estado de São Paulo, além de 20 dos desaparecidos na guerrilha do Araguaia. Lembrou que a comissão já lançou três documentos que podem ser considerados relatórios parciais. O primeiro foi a Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Araguaia, que condenou o Brasil a esclarecer os desaparecimentos políticos durante a ditadura militar. O segundo foi o "Bagulhão", carta de 1975 lançada por 35 detidos no Presídio do Barro Branco, dando o nome de 233 torturadores, entre outras denúncias.
"O Infância Roubada foi um livro muito sofrido para nós, mas é o trabalho mais importante, pois as pessoas desconhecem que crianças foram afetadas diretamente pela ditadura, sendo inclusive torturadas", disse Maria Amélia sobre a terceira publicação da CEV, que traz 42 depoimentos de crianças afetadas pela ditadura, mais dois casos de mães que perderam seus filhos. Ela também agradeceu o suporte e a dedicação de Adriano Diogo.
Estado de exceção
Pesquisador da CEV, Pádua Fernandes falou que o trabalho da CEV mostra "o amplo sistema de repressão e sigilo que explica porque o regime militar sobreviveu por 21 anos". Ele ressaltou que, além dos 436 mortos e desaparecidos políticos, há ainda milhares de vítimas, fatais ou não, entre camponeses, além do verdadeiro genocídio praticado contra índios, o que mostra que "a ditadura se baseou em genocídio, terrorismo e desaparecimentos, violando o Estado de Direito, contra qualquer um que se mostrasse obstáculo para seu projeto desenvolvimentista".
Ainda segundo Fernandes, houve um esforço para reconstituir a memória que deve continuar, para que a impunidade de ontem não ocorra. "Avançamos em memória e verdade, mas faltam medidas de justiça, para que seja fortalecida a democracia, que nunca será completa se os abusos aos direitos humanos continuem acontecendo", finalizou.
Os componentes da mesa leram, alternadamente, as recomendações gerais e a introdução do relatório parcial. São quatro as recomendações gerais: medidas de memória e verdade, medidas de justiça, reformas administrativas e reformas institucionais. O relatório estará disponível on line no site da CEV - comissaodaverdade.org.br, onde também estão disponíveis as demais publicações e documentos.
Capítulos faltantes
O presidente Adriano Diogo disse que ainda falta muito para a justiça de transição no Brasil se concretizar, com a necessária revisão da lei da anistia. Há ainda muitos capítulos a serem esclarecidos, como a questão da ditadura no campo, a questão dos índios " que começou a ser investigada agora " e a educação. Pessoas do público presente à audiência lembraram ainda há fatos que faltam ser abordados ou mais bem esclarecidos, como o papel dos militares que sofreram repressão, o papel colaborativo dos EUA, de indústrias e das igrejas na ditadura. Ele divulgou ainda o lançamento, do livro A Casa da Vovó - O centro de sequestro, tortura e morte do regime militar escrito pelo jornalista Marcelo Godoy dia 12/12 às 14 horas, na Assembleia Legislativa.
Diogo também nomeou e agradeceu o suporte dos pesquisadores e grupo de redação que estão colaborando com a CEV. São eles Maria Amélia Teles, Ivan Seixas(coordenador), Renan Quinalha, Danilo Leite, Ricardo Kobayashi, Thais Barreto, Tatiana Merlino e Vivian Mendes. Na fase final, participaram, contratatos através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os pesquisadores Álvaro Okura, Amanda Brandão, Danilo Morcelli, Maria Carolina Bissoto, Pádua Fernandes e Raquel Brito. Informou que a Comissão Nacional da Verdade divulgará em seu site (www.cnv.gov.br) seu relatório final a partir do próximo dia 10/12.
A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva foi a primeira a ser instituída no Brasil, e funciona no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Além do presidente Adriano Diogo, é composta por dez deputados estaduais. São titulares da Comissão André Soares (DEM), Ed Thomas (PSB), Marco Zerbini (PSDB) e Ulysses Tassinari (PV). Já os suplentes são Estevam Galvão (DEM), João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Orlando Bolçone (PSB) e Regina Gonçalves (PV).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações