Eleitos em 2014 são diplomados em solenidade na Sala São Paulo
19/12/2014 17:08 | Da Redação: Maurício de Souza e Marco Cardelino

























O Tribunal Regional Eleitoral realizou nesta sexta-feira, 19/12, a cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de outubro de 2014, nos cargos proporcionais e majoritários.
A solenidade, realizada na Sala São Paulo, no centro da capital, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, que desejou aos diplomandos sucesso em seus mandatos, transmitindo a eles uma "mensagem de confiança e de esperança" no exercício da democracia representativa.
Também compuseram a mesa os chefes dos três Poderes do Estado: o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini, o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Assembleia Legislativa, tendo os dois últimos deixado a mesa de trabalhos somente no momento em que receberam seus próprios diplomas de governador reeleito e de deputado federal. Participaram ainda da mesa, alternando-se para a entrega dos diplomas, André Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral; Mário Devienne Ferraz, vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral; Diva Malerbi, Roberto Maia, Silmar Fernandes, André Jorge e Alberto Toron, todos juízes do TRE; e Jade Prometti, diretora-geral do TRE.
A entrega dos diplomas para os cargos proporcionais foi iniciada pelos 94 deputados estaduais, seguidos pelos 70 federais. A seguir, foram diplomados os suplentes de José Serra no Senado federal, José Aníbal e Atílio Francisco, e o vice-governador Márcio França. O último a receber o diploma foi Geraldo Alckmin.
Os deputados foram chamados nominalmente, iniciando-se pelo parlamentar mais votado da coligação que obteve o maior número de cadeiras em cada casa legislativa. Assim, o primeiro deputado estadual e ser diplomado foi Fernando Capez (PSDB), eleito com 306.268 votos pela coligação PSDB-DEM-PPS-PRB, que elegeu 37 parlamentares estaduais.
Entre os deputados federais, o primeiro a ser diplomado foi Bruno Covas, que obteve 352.708 votos pela coligação PSDB-DEM-PPS, que conquistou 20 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Os suplentes dos deputados estaduais e federais não foram diplomados na cerimônia. Eles receberão seus diplomas no pessoalmente no TRE, tal como os eleitos que não puderam comparecer à sessão solene na Sala São Paulo.
Prevista no Código Eleitoral, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral, que se iniciou com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguiu com o registro da candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. A partir da diplomação, também ocorrem os prazos para os recursos contra expedição de diploma e ações impugnando mandato eletivo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações