Estudante que denunciou trotes violentos depõe à CPI do Trote Universitário
13/01/2015 18:38 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Maurício Garcia de Souza







Luiz Fernando Alves, o estudante que denunciou os abusos sofridos pelos calouros no trote que os veteranos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto realizam anualmente, reafirmou, nesta terça-feira, 13/1, aos integrantes da CPI que investiga o trote universitário, a conivência dos diretores, professores e funcionários da universidade na realização desses trotes humilhantes.
O depoente afirmou que essa postura dos dirigentes acaba por perpetuar a cultura da violência e humilhação nos trotes universitários. "Para mim, eles são os maiores responsáveis, pois o aluno que apanha esse ano será o que vai bater no ano seguinte. Se a direção não toma nenhuma atitude, essa situação não vai mudar nunca".
A reunião foi conduzida pelo presidente da CPI, deputado Adriano Diogo (PT), que contou também com a presença do deputado Dr. Ulysses Tassinari (PV). Ambos os parlamentares indagaram do depoente sobre os desdobramentos dessas denúncias, e se ele está sendo assistido por algum advogado ou outro profissional.
Luiz Fernando, que reside em Belo Horizonte, afirmou que após a denúncia sofreu ameaça de morte e tentativa de desmoralização por parte de professores, que tentaram retirar a credibilidade de sua fala, afirmando que o mesmo era usuário de drogas e mentiroso. Ele afirma que está sendo assistido por advogados e psiquiatra, que lhe tem receitado remédios para vencer o quadro depressivo que acabou por se instaurar. "Não é fácil, a gente estuda quatro anos para entrar na faculdade e quando consegue é obrigado a abandonar. Isso deixa a gente sem rumo", observou.
A CPI apresentou um vídeo com reportagem realizada pelo programa Fantástico em que Luiz Fernando detalhou as humilhações e as ameaças sofridas, bem como a falta de apoio por parte da direção da faculdade. Ele lembrou várias agressões sofridas. "Além de receber socos e pontapés, fui obrigado a deitar no chão, ocasião em que várias pessoas urinaram em cima de mim. Em outra situação, eu e outros calouros fomos obrigados a ficar nus em cima do palco, ocasião em que me jogaram cerveja gelada, o que me levou a ter princípio de hipotermia", detalhou.
Os parlamentares cumprimentaram o depoente pela coragem de denunciar. Tassinari, que também se formou em medicina, demonstrou alívio pelo fato de não ter sido submetido a tais trotes e ressaltou sua desaprovação a esse tratamento violento e humilhante: "a gente lamenta profundamente esses acontecimentos, ainda mais por serem realizados numa instituição que forma profissionais que vão lidar com a saúde das pessoas. Essas denúncias que você fez farão diferença na vida de muita gente, evitará sofrimento e transtorno para muitos alunos. Temos a certeza de que é uma causa vitoriosa. O país precisa de gente assim, você está de parabéns", declarou Dr. Ulysses.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações