Deputado constituinte Paulo Osório

Faleceu nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2015, aos 71 anos, em sua residência em São Paulo, o ex-deputado constituinte Paulo Osório.
Paulo Osório Silveira Bueno nasceu na cidade de São Paulo em 20 de novembro de 1943. Era filho de Osório Silveira Bueno e de Maria Conceição Monteiro Silveira Bueno.
Era formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi presidente do Centro Rio Branco, coordenador da Arena Jovem, em 1970, (Aliança Renovadora Nacional - Arena, partido do governo que assumiu o poder após a Revolução de março de 1964), e secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo na cidade de Rio Claro.
Nas eleições de 15 de novembro de 1986, foi eleito deputado estadual com 23.117 votos, pela Coligação "União Popular", integrado pelo Partido Democrático Social - PDS, agremiação politica da qual era filiado, e pelos partidos: PFL, PDC, PPB, PCN, PMC, PMB e PND.
Assumiu sua cadeira no Palácio 9 de Julho, sede do Poder Legislativo paulista, em 15 de março de 1987, para a 11ª legislatura - quatriênio de 1987/1991. Na Alesp foi integrante das Comissões Permanentes no biênio 1987/1988, como membro efetivo na Comissão de Finanças e Orçamento, e na Comissão de Fiscalização e Controle; como suplente nas Comissões de Agricultura e Pecuária e na de Economia e Planejamento. No segundo biênio da legislatura, entre 1989/1990, pertenceu como integrante efetivo na Comissão de Fiscalização e Controle, e também na de Promoção Social. Como suplente, foi das comissões de Administração Pública e na de Finanças e Orçamento.
Durante os trabalhos constituintes atuou como membro efetivo na Comissão de Ordem Econômica e Social e suplente nas Comissões do Poder Legislativo, de Finanças e Orçamento e de Sistematização.
Foi um dos 84 subscritores da atual Constituição do Estado de Estado, promulgada solenemente na histórica sessão realizada em 5 de outubro de 1989.
Em depoimento prestado em outubro último a TV Alesp, no programa Assembleia Repórter, quando das comemorações dos 25 anos da Constituição paulista, afirmou que a nova Carta foi preparada por uma geração inspirada, uma verdadeira Assembleia de notáveis. Disse também que acreditava que os princípios e normas elencados na Constituição paulista correspondiam aos anseios da população, destacando importantes pontos definidos, como a descentralização do Estado nas áreas da saúde e educação.
No PDS paulista exerceu o cargo de secretário-geral, e foi membro do Diretório Nacional do partido.
Como advogado, era integrante, desde a sua fundação em 2005, do escritório Simões Caseiro Advogados, atuando nas áreas de contencioso cível e resoluções alternativas de conflitos.
Foi casado com Maria Angélica Barbosa Silveira Bueno, tendo o casal dois filhos: Osório Silveira Bueno Neto e Mariana Silveira Bueno.
O enterro do deputado Paulo Osório Silveira Bueno foi realizado no final da tarde desta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2015, no cemitério São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista.
*Antônio Sérgio Ribeiro, advogado e pesquisador. É funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações