Criação da Agência Metropolitana do Vale é aprovada na Assembleia
O governador Geraldo Alckmin sancionou, em 12/1, a Lei Complementar 1.258/2015, que cria a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Agemvale), vinculada à Casa Civil. A lei aprovada baseia-se no Projeto de Lei Complementar 3/2014, do próprio Executivo, aprovado pela Assembleia em 16/12/2014. A autarquia terá a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução das funções de interesse comum da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A RMVP foi criada pela Lei Complementar 1.166, de 9 de janeiro de 2012, e congrega 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões. Seu conselho é integrado por prefeitos e representantes do Estado nos campos funcionais de interesse regional.
De acordo com o texto da Lei Complementar 1.258, a Agemvale é uma entidade autárquica com sede e foro no município de São José dos Campos, e gozará de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e dos privilégios e isenções conferidos à Fazenda Pública Estadual.
Serão suas atribuições: arrecadar as receitas próprias ou as que lhe sejam delegadas ou transferidas, inclusive multas e tarifas relativas a serviços prestados; elaborar planos, programas e projetos de interesse comum e estratégico, estabelecendo objetivos e metas, bem como fiscalizar e avaliar sua execução; promover a desapropriação de bens declarados de utilidade pública, quando necessária à realização de atividades de interesse comum; em relação à gestão administrativa, conduzir, de acordo com as atribuições legais, os assuntos referentes a pessoal, organização dos serviços e controle interno; em relação à gestão financeira e patrimonial, elaborar e executar o orçamento, gerir a receita e os recursos adicionais, administrar os bens móveis e imóveis e celebrar convênios e contratos; exercer outras atribuições que lhe sejam legalmente conferidas; apresentar informe detalhado sobre suas atividades nas audiências públicas semestrais de que trata o artigo 11 da Lei Complementar nº 1.166, de 9 de janeiro de 2012.
E serão seus recursos: dotações orçamentárias que lhe sejam consignadas nos orçamentos do Estado e dos municípios integrantes da RMVP; subvenções que lhe venham a ser atribuídas pela União, por outros Estados, pelo Fundo de Desenvolvimento da RMVP (Fundovale), por municípios ou por quaisquer entidades públicas ou instituições privadas; doações, auxílios, contribuições, legados, patrocínios ou investimentos que venha a receber de entidades públicas ou instituições privadas; receitas decorrentes de outorga de concessões, permissões ou autorizações onerosas; receitas próprias, decorrentes de serviços prestados, conforme fixado em regulamento; no âmbito de suas atribuições, o produto da arrecadação da taxa de fiscalização, multas e tarifas relativas aos serviços prestados; renda de seus bens patrimoniais; quaisquer outras receitas que lhe vierem a ser atribuídas.
Segundo estudos da Emplasa, a região tem diversidade na economia, baseada nos municípios industriais localizados ao longo da Via Dutra, na complexidade das atividades urbanas de seus principais pólos (São José dos Campos e Taubaté), na importância turística das áreas da Mantiqueira e Litoral Norte e na importância estratégica do Porto de São Sebastião e do Terminal Almirante Barroso da Petrobras.
O texto aprovado pela Casa incluiu a emenda 2, que especifica que o conjunto dos municípios carreará para a Agemvale recursos equivalentes até o idêntico valor carreado pelo Estado, que serão proporcionais no tocante a cada município, à respectiva participação na arrecadação do ICMS.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações