Depoimentos à CPI dos trotes são novamente adiados

Advogado de defesa condiciona vinda de estudantes a acesso a documentos da comissão
19/02/2015 18:58 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro e José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Marco Aurélio de Souza e Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Daniel Rassi, advogado do Show Medicina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167550.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 28ª reunião da CPI do Trote Universitário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167551.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião na tarde desta quinta-feira, 19/2 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167552.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 28ª reunião da CPI do Trote Universitário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2015/fg167553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sua 28ª reunião, nesta quinta-feira, 19/2, a CPI instaurada para investigar as denúncias de violações aos direitos humanos nas universidades deveria ouvir o depoimento de seis alunos e ex-alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Porém, como ressaltou seu presidente, deputado Adriano Diogo (PT), "por mais uma vez esses alunos se negam a depor, o que é uma afronta à CPI".

Mas, devido às diversas ausências dos convocados, na reunião da próxima terça-feira, 24/2, deverão ser aprovadas medidas legais cabíveis para sua condução coercitiva à CPI, disse, com concordância do deputado Marco Aurélio de Souza (PT).

Segundo o advogado do Show Medicina, João Daniel Rassi, que representa os convocados ausentes Flávio Augusto Miorin, Rodrigo Bolini, Diego Ubrig Munhoz, Gabriel Fernandes Ribeiro, Willian Tetsuo Yamagata e Murilo Germano Sales da Silva, a defesa considera necessário ter acesso prévio dos documentos produzidos pela CPI. Rassi disse ainda que há dois outros alunos - Bruno Lepre de Souza e Marcos Vinícius Horiuchi - dispostos a depor voluntariamente.

O presidente Adriano Diogo informou que a Procuradoria da Assembleia Legislativa colocou à disposição os documentos requisitados desde o último dia 12/2, portanto não há quaisquer obstáculos para a defesa que, "através de diversos expedientes protelatórios, colabora para a negação sistemática de obviedades".

Diogo pediu que os depoentes voluntários já citados, mais a também aluna da FMUSP Maria Renata Mencacci Costa, formalizem por escrito os motivos que os levam a querer falar na CPI, para aprovação na reunião do dia 24/2 de suas oitivas sob juramento.

Porta arrombada

Trecho da sindicância instaurada pela FMUSP sobre o arrombamento da porta do Serviço de Verificação de Óbitos pelo aluno Leonardo Turra foi lida pelo presidente Adriano Diogo. O processo administrativo sugeriu a aplicação de pena de um mês de suspensão ao acusado.

Também foi lido trecho da sindicância instaurada sobre avarias causadas por alunos do Show Medicina, em 30/8/2013, por conta da utilização indevida de extintores de incêndio no anfiteatro da faculdade, com envio de fotos de equipamentos sujos de pó químico. As instalações foram limpas pelos estudantes, e os equipamentos por técnicos.

alesp