Partidos definem novos líderes
17/03/2015 20:23 | Da Redação
Até o momento, 20 partidos já anunciaram seus líderes para a primeira sessão legislativa deste mandato, que se estende até o fim de 2015. Geraldo Cruz (PT), Estevam Galvão (DEM), Carlos Cezar (PSB), Marcos Neves (PV), Jorge Caruso (PMDB), Jorge Wilson (PRB), Coronel Camilo (PSD), Davi Zaia (PPS), André do Prado (PR), Rodrigo Moraes (PSC), Leci Brandão (PCdoB), Paulo Corrêa Jr. (PEN), Delegado Olim (PP), Raul Marcelo (PSOL), Campos Machado (PTB) e Luiz Carlos Gondim (SD) representarão seus partidos no Colégio de Líderes. O PSDB deverá escolher seu líder em reunião nesta quarta-feira, 18/3. Para a liderança da Minoria (bloco composto pelos partios de oposição), foi indicada a deputada petista Beth Sahão.
Os deputados de quatro partidos, com apenas uma cadeira no Parlamento, são considerados líderes pelo Regimento Interno, com todas prerrogativas da posição. São eles Rafael Silva (PDT), Clélia Gomes (PHS), Gileno (PSL), Igor Soares (PTN).
Para um eficiente funcionamento do maior Parlamento estadual do país, é de extrema importância a figura dos líderes. Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, esses representantes de partidos ou de blocos parlamentares (conjunto de partidos com objetivos comuns) são os intermediários responsáveis por levar os desígnios de cada agremiação ao Colégio de Líderes.
Colégio de Líderes
Dirigido pelo presidente da Assembleia, o Colégio de Líderes é a instância que organiza a Ordem do Dia de sessão ordinária e é consultada para outros temas de interesse da Assembleia Legislativa.
O Colégio de Líderes se reúne por iniciativa do presidente da Assembleia, ou de líderes que representem maioria absoluta dos membros da Assembleia. Suas posições são tomadas mediante consenso entre seus integrantes, ou, quando não for possível, por maioria absoluta, ponderados os votos dos líderes de cada partido em função do tamanho de cada bancada. Nessas deliberações, os líderes de bloco parlamentar e da minoria têm direito a voz, mas não a voto.
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, no primeiro ano de cada legislatura, as representações partidárias deverão indicar à Mesa, dentro de 10 dias do início da sessão legislativa, seus líderes e vice-líderes (que podem atuar quando o líder não está presente em Plenário).
O mesmo prazo é aberto para o governador do Estado indicar o líder do Governo e dois vice-líderes, bem como para a Minoria e para os blocos parlamentares. Enquanto não for feita a indicação, a Mesa considerará como líder o membro mais idoso da bancada.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações