Lei garante remuneração aos conciliadores judiciais

O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), participou nesta quarta-feira, 22/4, da solenidade de assinatura do Projeto de Lei 1005/13, que regulamenta a situação dos profissionais que atuam como conciliadores e mediadores no Estado por intermédio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.
A regulamentação estipula carga horária de, no máximo, 16 horas semanais e remuneração aos profissionais que até então trabalhavam como voluntários para resolver os casos antes da judicialização dos processos. "A medida, que contou com o apoio do Legislativo, irá desafogar o Judiciário, que hoje sofre com mais de 90 milhões de ações em andamento", disse o parlamentar.
Edmir Chedid explicou que a medida está relacionada à Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tornou a conciliação e mediação formas qualificadas à resolução dos conflitos, refletindo proporcionalmente na redução dos processos. "A intenção é mudar a cultura de que todas as pendências devem ser resolvidas por meios judiciais", disse.
A conciliação, ainda segundo o parlamentar, é a maneira mais adequada de se promover agilidade às pendências no Estado. "Às vezes, basta um pouco de conversa para se evitar aborrecimentos e muitos anos de processos judiciais. Além da rapidez, é importante destacar a economia que esta medida deverá trazer à sociedade e à Justiça", concluiu.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações