Simpósio internacional discute conservação, gestão e recuperação da água
23/04/2015 20:02 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro










O Simpósio Recuperágua, presidido pelo deputado Chico Sardelli (PV), aconteceu na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 22/4, com a participação do secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Grillo, além de especialistas brasileiros e estrangeiros na conservação, gestão e recuperação da água.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), abriu o evento. Capez afirmou considerar muito importante que o simpósio origine ideias concretas que possam ser transformadas em projetos de lei de interesse do Estado de São Paulo.
Padrão de consumo
O primeiro painel sobre o tema "Uso múltiplo das águas, importância econômica, ambiental e social e aspectos regulatórios" foi apresentado pelo presidente da ANA e mediado pelo deputado Davi Zaia (PPS). O mais importante, segundo Vicente Andreu, é aproveitar o aprendizado oriundo da crise hídrica por que passa São Paulo. Um dos aspectos desse aprendizado diz respeito ao padrão de consumo. "Estamos acostumados com a cultura da abundância, com a crença de que a água é interminável e pode ser usada sem restrições. Isso precisa mudar", afirmou.
Outro aspecto apontado pelo palestrante é a complexidade definida na Constituição sobre a dupla dominialidade da água, ora do Estado, ora da União. É fundamental reforçar a cooperação permanente entre as duas instâncias, mas é importante que haja um agente que arbitre as situações de conflito, proporcionando acordos nos momentos de crise.
O aprimoramento da regulação no Brasil foi outro item citado por Vicente Andreu. Segundo ele, a maioria dos Estados tem descontinuidade em seus órgãos de regulação. Faz-se necessária a regulação em situações intermediárias entre o máximo e o mínimo, o que em muitos casos não é feito ou precisa ser aprimorado.
Para Vicente Andreu, a legislação brasileira precisa avançar muito no que tange aos usos múltiplos da água. Não há consideração de usos prioritários, o que tem produzido prejuízos para a sociedade brasileira e gerado conflitos. É necessário um acordo da sociedade que determine algum regime de prioridade nos casos de escassez.
Ainda de acordo com o presidente da ANA, é imprescindível retomar a política de construção de novos reservatórios. O Brasil, segundo ele, tem níveis muito baixos de preservação de água. A construção de médios e grandes reservatórios pode garantir a segurança hídrica dos usos múltiplos da água.
Mananciais da capital
Benedito Braga foi o responsável pelo segundo painel "Panorama hidrológico do Estado de São Paulo" - mediado pelo deputado Chico Sardelli. O secretário apresentou a situação da macrometrópole de São Paulo, que comporta 180 municípios, 75% da população e 77% do PIB do Estado de São Paulo, e representa 21% de sua área.
Os principais mananciais da região são o Cantareira, o Alto Tietê e o Guarapiranga, cuja capacidade de produção é, respectivamente, de 33, 15 e 16 metros cúbicos por segundo. Com a crise, o sistema começou a ser integrado. A vazão média diminuiu significativamente em relação à média histórica. Um ano especialmente difícil foi o de 1953, mas 2014 foi ainda pior. "Uma situação que hidrólogos e climatólogos não teriam condições de prever", observou o secretário.
As estratégias para o enfrentamento da crise são a utilização da reserva técnica, conhecida como volume morto; a transferência de água entre sistemas; o programa de bônus e ônus; a intensificação do combate a perdas e a redução da pressão. As ações executadas reduziram em 56% a utilização da água do Cantareira no mês de março.
É fundamental que esta mobilização continue, enfatizou Benedito Braga. Para isso, é preciso manter a redução do consumo, realizar campanhas permanentes de informação, ensinar formas mais eficientes de consumo, utilizar instrumentos econômicos para a redução do consumo e incentivar o reúso na indústria.
O secretário citou medidas de médio e longo prazos, além de medidas de sustentabilidade. "Estamos com uma postura de cautela, mantendo a economia ao máximo até nossos reservatórios apresentarem níveis normais", concluiu.
Reúso do esgoto
A experiência europeia do reúso do esgoto e a produção de água potável foi o tema do terceiro painel, apresentado pelo engenheiro Miguel Angel Gálvez, subdiretor de tratamento e meio ambiente do Grupo Canal da Espanha, e mediado pelo deputado Edson Giriboni (PV), coordenador do Comitê de Estudos da Situação Hídrica no Estado. De acordo com o palestrante, é perfeitamente viável, no Brasil, a realização do reúso do esgoto, especialmente para uso industrial.
Participaram do simpósio prefeitos e vereadores de diversos municípios paulistas, além de representantes de entidades ligadas ao uso da água no Estado de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações