Assembleia promove exposição Cenários - cidades do interior no começo do século 20
04/05/2015 19:56 | Da Redação





Cerca de três meses após a posse, a Assembleia promove a primeira exposição nesta legislatura do seu Acervo Histórico, ligado ao Departamento de Documentação e Informação. No próximo dia 15 de junho, a partir das 9h, data prevista para a inauguração, o público poderá visitar no Hall da Biblioteca da Casa a exposição de fotos Cenários - Cidades do Interior de São Paulo no Começo do Século 20, que mostra a história do Estado através de 220 fotos e oito mapas com imagens de 12 cidades paulistas. Esse material foi usado nas décadas de 1910 e 1920 como documentação para nove processos de emancipação, um de elevação à comarca (Penápolis) e dois de recursos contra cobrança de impostos municipais (Jaú e Araraquara), que tramitavam no Parlamento paulista.
Sob a curadoria de Carlos Ungaretti Dias, a exposição traz uma linha do tempo para contar a história dos critérios de emancipação dos municípios desde o Brasil Colônia. As cidades retratadas, além das citadas, são Americana, Avaí, Aparecida, Cajobi, Macatuba, Pindorama, Tapiratiba, Uchoa e Vargem Grande do Sul. "Para dar suporte à mostra, foram produzidos textos que apresentam os principais argumentos dos moradores e autoridades para justificar a reivindicação constante nos processos em questão", explicou Carlos Dias.
A partir desta edição, apresentaremos um pouco da história das cidades representadas na mostra.
Americana
A região de Americana começou a ser ocupada no final do século 18. Com a chegada da Cia. Paulista de Estradas de Ferro em 1875, foi construída uma estação no trecho que seguia para Rio Claro, na fazenda Machadinho, comprada pelo governo central e loteada para imigrantes italianos e para um grupo de cerca de dois mil americanos que fugiam da Guerra de Secessão.
Em 1904, a Vila Americana foi elevada a distrito de Campinas, após longa disputa com o município de Santa Bárbara d"Oeste, ao qual era vinculada. A emancipação de Vila Americana teve início com a representação dos moradores à Câmara do Congresso Legislativo de São Paulo (Projeto 24, de 1917). Com grande oposição das autoridades de Campinas, o projeto só foi aprovado sete anos depois, em 1924. Em suas justificativas, os moradores, aproximadamente 11.570, destacaram que o desmembramento do Distrito de Paz de Vila Americana não significava prejuízo para Campinas, um município grande e rico.
Em 1924, os moradores da Vila Americana apresentaram nova petição - já existia uma anterior que não prosperou - solicitando ao Congresso Legislativo paulista a elevação do distrito a município. Nessa ocasião, a Câmara de Campinas não mais se opôs ao pedido, mas questionou as divisas propostas pelos moradores do distrito. Diante do impasse, a Comissão Geográfica e Geológica do Estado traçou as divisas do novo município, acompanhando os fenômenos naturais. Criado como Vila Americana, o município passou a ser denominado Americana apenas na década seguinte.
Avaí
Avaí também se desenvolveu em torno dos trilhos. Em 1905, no prolongamento da Ferrovia Noroeste do Brasil, no trecho entre Bauru e Pirajuí, foi construída a Estação Jacutinga. O proprietário das terras doou uma área para a formação de um povoado junto à estação. Projetada por Thomaz Viteli, a cidade cresceu rapidamente. Em 1910, o povoado foi transformado no Distrito de Paz de Jacutinga, pertencente a Bauru.
Após oito anos, um movimento pela emancipação do distrito, juntamente com o distrito vizinho de Presidente Alves, originou petição popular ao Congresso Legislativo, em 1918, da qual resultou o Projeto de Lei 3, de 1918. O documento trazia o abaixo-assinado de agricultores, comerciantes, industriais, profissionais e artistas dos distritos de Jacutinga e Presidente Alves, destacando "o rápido e maravilhoso desenvolvimento demográfico e econômico da chamada zona Noroeste do Estado".
A Câmara do Congresso Legislativo de São Paulo solicitou informações e pareceres às câmaras e às autoridades municipais das cidades vizinhas, Bauru e Pirajuí, ao Judiciário, à Comissão de Estatística, ao Serviço Sanitário, à Coletoria Estadual e à Comissão Geográfica e Geológica. Ainda recebeu informações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil sobre movimento de cargas e passageiros.
Emenda com substitutivo ao Projeto 3/1918 estabeleceu novas divisas e alterou o nome da localidade, uma vez que já existia a cidade de Jacutinga em Minas Gerais. O nome escolhido foi Avahy, denominação de um córrego que banhava a localidade e uma alusão à campanha do Exército brasileira contra o Paraguai, na Batalha do Avaí.
A Lei 1.672, de 1919, criou o município de Avaí, que contava então com quase 5 mil habitantes.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações