Audiência debate nesta quarta-feira políticas de proteção aos direitos LGBT
27/05/2015 19:00 | Da Redação

O enfrentamento à violência e a criação de políticas públicas que protejam os direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) serão pauta da audiência que será realizada nesta quarta-feira, dia 27, às 19h, no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa. A organização é do mandato da deputada estadual Márcia Lia, em conjunto com os deputados Leci Brandão (PCdoB), Carlos Giannazi (PSOL) e Ramalho da Construção (PSDB).
"No último período, muitas foram as conquistas da população LGBT em termos de legislação, bem como de construção de políticas públicas e ampliação de espaços de diálogo sobre o tema na sociedade. Contudo, é preciso que avancemos muito mais para que possamos garantir, de fato, os direitos dessa população", destacou a deputada Márcia Lia, que é membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.
Segundo a deputada, é inadmissível a convivência com números alarmantes de violência contra LGBTs. Em 2014, 316 pessoas foram mortas no Brasil em virtude da orientação sexual ou identidade de gênero, segundo o GGB (Grupo Gay da Bahia). Dados da Ouvidoria Nacional e do Disque Direitos Humanos (#Disque100) do governo federal mostram que, entre 2011 e 2014, foram registradas mais de 7,6 mil denúncias de violência contra a população LGBT. A discriminação foi a causa de 85% das denúncias e a violação psicológica motivou 77% dos registros.
Recentemente, a travesti Verônica Bolina teve seu rosto completamente desfigurado após agressões sofridas em uma carceragem de São Paulo. "A violência contra LGBT se revela sob várias formas, e a mais insidiosa, a raiz do problema, é o preconceito, a homofobia e a transfobia, o não aceitar seu semelhante da forma como ele é. Penso que cabe, sim, a nós, enquanto Executivo, Legislativo, Judiciário, ou mesmo como sociedade civil, o diálogo profundo sobre as formas de enfrentamento a essas violações aos direitos humanos", afirmou Márcia Lia.
Autoridades, especialistas, redes e coletivos LGBT e de direitos humanos estão sendo convidados para o debate. Dentre os órgãos convidados estão a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Secretaria Estadual de Justiça, Secretaria de Saúde, Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), Secretaria Municipal de Direito Humanos e Cidadania, Coordenadoria de Políticas para LGBT, Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual.
Não à Homofobia (e Transfobia)
A atividade que será realizada na Assembleia Legislativa também será alusiva ao Dia Internacional de Combate à Homofobia (e Transfobia), lembrado em 17 de maio. Nesta data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do CID (Cadastro Internacional de Doenças). Desde então, movimentos LGBTs fazem mobilizações para denunciar violações e reivindicar direitos. No Brasil, a data é oficialmente comemorada desde 2010, após decreto assinado pelo ex-presidente Lula.
Colaboração: Assessoria da deputada Mácia Lia (PT).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações