Parlamentar defende economia de água contínua no Estado


03/06/2015 13:34 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Apesar das altas no Cantareira, parlamentar frisou importância do uso racional da água<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) demonstrou preocupação nesta terça-feira, 2/6, ao reiterar a importância da manutenção do racionamento da água, apesar das chuvas que atingiram regiões onde se encontram alguns dos principais reservatórios de abastecimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), como o Sistema Cantareira.

"É preciso entender que o uso racional ainda se faz necessário, apesar das chuvas nos últimos dias, até que a situação esteja revertida. É o que todos esperamos. Por isso, volto a solicitar apoio da comunidade para o uso racional da água", disse.

A afirmação tem como base boletins diários divulgados pela Sabesp que mostram que o Cantareira registrou o terceiro dia de alta, entre domingo (31/5) e terça-feira (2/6), atingindo 19,9% da capacidade. "Esse índice, porém, considera as reservas técnicas do volume morto, o que empurra o número para cima. Ou seja, descontados os valores do volume morto, o nível do Cantareira fica em -9,4%", frisou.

Para o parlamentar, a incidência de chuvas em parte do Estado pode sugerir que os reservatórios já estejam próximos de atingir níveis positivos. "O que é um engano e, por isso, a importância de a população continuar mantendo o consumo de forma racional, evitando desperdícios. Não podemos ignorar essa preocupação com o uso adequado da água. É preciso manter o racionamento contínuo", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp