CPI dos Acidentes Ferroviários realiza primeira reunião e aprova requerimentos
17/06/2015 17:05 | Da Redação Fotos Marco Cardelino







Presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), a comissão parlamentar de inquérito constituída com a finalidade de investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira, 17/6, sua primeira reunião, com a presença dos deputados Barros Munhoz (PSDB), Abelardo Camarinha (PSB), Davi Zaia (PPS), Ricardo Madalena (PR), delegado Olim (PP) e Orlando Bolçone (PSB).
Foram apreciados 15 requerimentos, dos quais nove foram aprovados e quatro receberam pedidos de vistas. Dentre os requerimentos aprovados estão o pedido ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo - Interior, de cópia integral do inquérito policial que apura as causas de acidentes ferroviário de transporte de carga, com vítimas fatais, ocorrido em São José do Rio Preto em 2013; a solicitação à Procuradora da República do Estado de São Paulo de informações sobre a existência de inquéritos já concluídos sobre a acidentes ferroviários de carga no Estado de São Paulo a partir de 1999; e ao procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo sobre quais medidas foram realizadas como resultado da CPI que apurou a situação do sistema ferroviário nesta Assembleia, em 2009.
O deputado Chico Sardelli afirmou que o objetivo da CPI é produzir um trabalho no sentido de ajudar na busca de soluções e alternativas para o transporte ferroviário no Estado de São Paulo. O intuito, segundo ele, é elaborar um relatório registrando casos de acidentes ferroviários de carga como os das cidades de Americana, São José do Rio Preto e Catanduva e investigar o que é preconizado nos contratos de concessão e o que efetivamente as concessionárias estão fazendo.
Vários deputados se manifestaram no sentido de apontar os graves problemas e impasses por que passa a malha ferroviária no Estado, especialmente quanto à falta de manutenção, e expressaram o entusiasmo com o início dos trabalhos da CPI que deverá dar subsídios para a melhora das condições ferroviárias de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações