Presidente da CPI apresenta relatório sobre acidentes com trens de carga
24/06/2015 19:40 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro






Presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), a comissão parlamentar de inquérito que investiga os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo, reuniu-se nesta quarta-feira, 24/6, para deliberar sobre seis requerimentos, que foram aprovados por unanimidade.
Dentre os requerimentos aprovados estão convites a representantes de companhias responsáveis pelo transporte ferroviário e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Eles devem prestar esclarecimentos sobre acidentes e sobre detalhes dos contratos de concessão.
Foi também aprovado requerimento solicitando à Câmara de São José do Rio Preto o envio de cópia da CPI constituída por aquele Legislativo para apurar as causas e as responsabilidades do acidente ferroviário de carga ocorrido em 2013, além de realização de diligência ao município.
O deputado Chico Sardelli distribuiu aos parlamentares presentes relatório sucinto sobre os diversos acidentes envolvendo trens de carga ocorridos no Estado de São Paulo, com a descrição do ocorrido e registros fotográficos. Dentre eles, o de São José do Rio Preto, em que o descarrilamento de um trem da América Latina Logística (ALL) provocou o tombamento de dois vagões que transportavam milho, causando a morte de oito pessoas. No caso, a deformação dos trilhos, provocada pelo rebaixamento do solo por infiltração da água de chuva e esgoto, levou ao descarrilamento do trem.
Consta também do relatório acidente entre um ônibus e um trem da ALL na passagem férrea na região central de Americana, em setembro de 2010. A colisão causou a morte de dez pessoas e feriu outras 17. A composição , que levava milho, soja e açúcar ao porto de Santos, tinha quatro locomotivas e estava com 77 vagões, cada um pesando 100 toneladas.
Em Cubatão, uma colisão entre dois trens, em outubro de 2014, causou o derramamento de pelo menos 8 mil litros de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais. O acidente aconteceu quando uma das composições saiu do trilho e colidiu com outra que estava parada. Dois maquinistas ficaram feridos.
O relatório ainda descreve acidentes ocorridos em São Roque, Sumaré, Matão, Valparaíso, Botucatu, Bauru, Lençóis Paulista, Guatapará, Jales, Meridiano, Jaguariúna, Catanduva, Lorena, Guaratinguetá e na Serra do Mar, vários com vítimas fatais.
O presidente da CPI confirmou a presença de procurador da República, previamente convidado, para prestar esclarecimentos no dia 5/8 à CPI, além da realização de diligência a São José do rio Preto e Americana, também em agosto.
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