Cerimônia marca lançamento do IPRS 2014
25/06/2015 22:12 | Da Redação Fotos: Maurício de Souza












Uma radiografia dos municípios paulistas nas dimensões de escolaridade, riqueza e longevidade, a mais recente versão do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foi divulgada em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 25/6, na Assembleia Legislativa. O IPRS é formulado a pedido do Parlamento, através do seu órgão incumbido de avaliar o índice , o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação Seade. Os dados do IPRS 2014 estão disponíveis no portal da Assembleia, (www.al.sp.gov.br) na barra de navegação onde se encontra o ILP.
"O IPRS possibilita o desenvolvimento de políticas públicas conseqüentes e satisfatórias. Ele também permite ao Legislativo traçar condutas planejadas e democráticas", destacou o presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, na abertura do evento.
O 1º secretário do Parlamento, Enio Tatto, lembrou ainda que, como instrumento de acompanhamento das políticas públicas estaduais, o IPRS "possibilita uma intervenção mais rápida do Poder Público". Ele destacou ainda que, para a formulação do índice, é imprescindível a intermediação do ILP.
A diretora presidente do ILP, Patricia Rosset, definiu o IPRS como "uma verdadeira fotografia dos municípios", e ressaltou a importância deste instituto que tem a atribuição normativa de "avaliar os resultados obtidos pela aplicação do Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS, criado pela Lei n° 10.765, de 19 de fevereiro de 2001, nos Municípios, com o fim de propor medidas que contribuam para o desenvolvimento e a justiça social".
Destacou ainda, que o ILP cumprindo a sua missão, propôs a inclusão dos dados de meio ambiente para o índice paulista além de lembrar que foi modelo para iniciativas semelhantes em Estados como Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e destacou a utilização do índice como importante ferramenta de gestão e ações governamentais, é utilizado pelo Ministério Público estadual, como base de referencia para instalação de suas unidades especiais, secretarias do governo do estado, dentre elas, a pasta da saúde, educação, desenvolvimento social e planejamento.
A diretora presidente do ILP, Patrícia Rosset, destacou a importância do ILP tem por missão "Produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo", e que por sugestão deste instituto, desde 2008 o meio ambiente está inserido no IPRS.
A diretora-executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, fez a apresentação da metodologia e dos resultados do índice. No IPRS, os 645 municípios são distribuídos, de acordo com as três dimensões avaliadas, em cinco grupos: o grupo 1 é composto por aqueles que apresentam elevado nível de riqueza e bons indicadores sociais; o grupo 2, localidades com bons níveis de riqueza, mas com indicadores sociais aquém dos obtidos no grupo 1; o grupo 3 tem municípios com nível baixo de riqueza, mas bons indicadores de escolaridade e longevidade; no grupo 4 ficam os municípios de baixa riqueza e indicadores sociais numa faixa intermediária; por fim, o grupo 5 engloba cidades tradicionalmente pobres, com baixos níveis de riqueza, escolaridade e longevidade.
O índice é divulgado a cada dois anos. O IPRS 2014, formulado a partir de dados coletados em 2012, encontrou 70 municípios no grupo 1 (com 9,9 milhões de habitantes, correspondentes a 23,6% da população do Estado), 82 no grupo 2 (21,3 milhões, 50,9%), 194 no grupo 3 (4,3 milhões, 10%), 206 no grupo 4 (4 milhões, 9%) e 93 no grupo 5 (2,4 milhões, 6%).
Maria Helena observou que o IPRS sintetiza um conjunto de indicadores (12 no total), considerando itens como consumo residencial de energia elétrica, na dimensão riqueza, e mortalidade infantil e de idosos, na dimensão longevidade, entre outros.
"O IPRS é utilizado, por exemplo, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, para identificar carências sociais e desenvolver estudos de investimento", ponderou a diretora do Seade.
A observação feita por ela foi corroborada pelo secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, presente ao evento. "Gastamos os recursos com precisão, dada por indicadores. O IPRS é uma contribuição do Legislativo para isso", declarou.
A cerimônia contou também com a presença do conselheiro Sidney Beraldo, do Tribunal de Contas do Estado. Ex-presidente da Assembleia, Beraldo definiu como um desafio "transformar recursos em políticas públicas que promovam a equidade". Para ele, o "Brasil avançou no fortalecimento de instituições democráticas, mas isso não tem sido suficiente para que melhore a qualidade de vida da população".
Também estiveram presentes ao evento o procurador-geral de Justiça, Marcio Elias Rosa, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Adib Casseb. Além de prefeitos e vereadores, os municípios estiveram representados por Marcos Monti, presidente da Associação Paulista de Municípios, e Ricardo Porto, da União de Vereadores do Estado (Uvesp). Eles afirmaram que o IPRS pode servir de base tanto para auxiliar na produção legislativa dos vereadores como para fundamentar a reivindicação de políticas públicas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações