Audiência debate proposta de terceirização
29/06/2015 20:10 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixeira






A deputada Beth Sahão (PT) abriu audiência pública sobre a terceirização, nesta segunda-feira, 29/6, na Assembleia Legislativa, com a presença do senador Paulo Paim (PT-RS) e líderes de diversas centrais sindicais, do Fórum Nacional e do Fórum de São Paulo. Trabalhadores lotaram o auditório Franco Montoro e o auditório Paulo Kobayashi, onde a audiência foi transmitida por telão.
Essa audiência faz parte de uma série de eventos sobre a terceirização que vem sendo realizada pelo senador Paulo Paim em todos os Estados do país. Beth Sahão saudou a presença do senador, afirmando ser ele, hoje, um ícone na luta contra o retrocesso que o projeto da terceirização representa para o país.
De acordo com Paim, assim que o projeto foi enviado ao Senado, ele marcou audiência com o presidente Renan Calheiros, que se comprometeu a não colocar o projeto em votação às pressas, tal qual foi feito na Câmara. "Trata-se de um projeto criminoso. Querem que o trabalhador brasileiro seja trabalhador de aluguel. Vamos enterrar definitivamente este projeto no Senado", declarou.
Paulo Paim informou, em entrevista coletiva concedida antes da audiência, que suspendeu o recesso de julho para realizar audiências nos 27 estados e no Distrito Federal. Para ele, o projeto que regulamenta a terceirização é criminoso, pois precariza e desmonta o mundo do trabalho, desconhecendo a Constituição e a CLT. Os salários tendem a ficar 30% mais baixos e os acidentes de trabalho aumentam. Hoje, de cada cinco acidentes de trabalho, quatro são no serviço terceirizado. "Não queremos que 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada sejam precarizados e lutamos para que os 12 milhões já terceirizados tenham melhores condições de trabalho. Somente com o rufar dos tambores das ruas o Congresso recuará", declarou.
O objetivo, segundo o senador, é derrubar o PLC 30/2015, em tramitação, e iniciar o debate a partir de outro projeto assinado pelas centrais sindicais e outras entidades dos trabalhadores. Informou, também, que recebeu documento contra a terceirização assinado pela ampla maioria do Tribunal Superior do Trabalho. O senador disse, ainda, que pela primeira vez o movimento sindical está unido contra um projeto. "É um movimento de enorme grandeza social, política e econômica", concluiu.
Pelo Fórum Nacional e Fórum de São Paulo falou Marilene Teixeira; pela CUT, Graça Costa; pela CTB, Pedro Mesquita; pela Intersindical, Edson Carneiro da Silva; pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Luís Gonçalves. Outros líderes sindicais também se posicionaram contra a terceirização. Os deputados Enio Tatto (PT) e Carlos Giannazi (PSOL) compareceram à audiência, bem como os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações