Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é debatido em audiência






O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil foi debatido na manhã desta terça-feira, 30/6, no auditório Paulo Kobayashi. O objetivo foi permitir que as pessoas entendam o significado da regulação e possibilitar a discussão da nova relação das parcerias entre entidades sociais com o Poder Público a partir da Lei Federal 13.019/2014. O deputado Teonílio Barba (PT), coordenador da audiência, destacou que as organizações e entidades sociais são fundamentais, pois acabam cumprindo uma tarefa que o governo não consegue, cuidando, entre outras questões, dos jovens. Evitando, assim, o contato deles com as drogas, por exemplo. "Queremos propor, mais para frente, um projeto de lei que destine 0,5% da verba dos grandes contratos fechados pelo governo estadual para criar um fundo de apoio às ONGs", disse o parlamentar.
A Lei define o que são as Organizações das Sociedades Civis (OSCs), legalmente reconhecidas apenas como organizações e fundações, e indica a relevância das parcerias com o Poder Público. Aguinaldo Lima, diretor da Cáritas Brasil, apresentou os três eixos do marco regulatório: a contratualização, a sustentabilidade econômica, que mostrará quais as fontes de recursos das organizações, e a certificação, além dos principais pontos da lei que entrará em vigor dia 27/7. "A lei traz avanços, abre novas perspectivas, melhora as condições e traz maior segurança jurídica", declarou.
Avanços
Por ter abrangência nacional, o entendimento e o tratamento serão iguais em todas as esferas, unificado a compreensão do que pode e o que não pode ser pago pelo Poder Público na execução de parcerias. Como desafios, Lima destacou a regulamentação da nova lei de forma participativa nas esferas federal, estadual e municipal.
Editais de chamamento
Para Luis Regules, chefe de gabinete da prefeitura de São Paulo, buscar um ponto de equilíbrio entre o que a lei oferece e o que poderá ser feito efetivamente é fundamental. Na sua opinião, o edital de chamamento é o âmago da lei federal. "Quantos convênios foram realizados sem o princípio de transparência?", indagou.
As principais dúvidas manifestadas por representantes de entidades sociais que compareceram à audiência foram relacionadas a prazos de adequação, política de capacitação das organizações e do Poder Público, profissionalização e critérios de avaliação de seleção das organizações.
Liliana Milan, da Secretaria de Desenvolvimento Social, destacou que o momento é de união. "É hora de as entidades se unirem, aprenderem e se adaptarem a essa legislação".
O evento teve a mesa composta por Luis Eduardo Regules, chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo e Aguinaldo lima, diretor da Cáritas Brasil e Liliana Milan e Danilo Breno, da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Representantes de diversas entidades sociais e assessores de deputados participaram da audiência.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações