Uso racional da água no currículo escolar

Preocupado com a crise hídrica que atinge todo o país, Gil Lancaster (DEM) apresentou um projeto de lei que inclui na grade curricular matéria específica sobre o uso racional da água. O texto, publicado no Diário Oficial na quarta-feira, 1/7, determina que o assunto seja tratado em salas de aula do ensino fundamental da rede pública estadual. A carga horária e o ano letivo no qual será inserido ficarão a cargo da Secretaria de Educação.
De acordo com o deputado, as campanhas em rádio e televisão em torno do uso correto da água têm efeito temporário e limitado. Por isso, a inclusão da matéria na grade curricular ajudará a formar crianças e jovens mais conscientes para a vida toda, além de produzir um efeito positivo imediato na economia familiar.
"No século 21, a água terá a mesma importância que o petróleo teve no século 20. Esta é uma das previsões feitas pelos principais institutos de pesquisa científica ambiental do mundo. O suprimento de água potável, vital para o consumo humano, está se esgotando", alerta Gil Lancaster.
O democrata lembra que embora o planeta seja formado por 3/4 de água, 97,3% desse total são águas salgadas, 2,34% estão em forma de gelo ou em lençóis freáticos e apenas 0,36% são águas de rios, lagos e pântanos apropriadas para consumo.
"Precisamos disseminar a importância do uso racional da água, e um bom caminho é pela educação de nossas crianças nas escolas. É necessário chamar atenção para a escassez eminente dos recursos hídricos", afirma Gil Lancaster.
gillancaster@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações